21.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

IBGE alerta que golpistas utilizam Censo para enganar

2007-06-26 13:30:37

      Pessoas mal intencionadas estão utilizando indevidamente os nomes do IBGE e da Prefeitura de Ponta Porã para enganar moradores da cidade, alegando que estão realizando o Censo 2007. O golpe foi descoberto numa inspeção feita pelo IBGE junto aos recenseadores que já fizeram o trabalho no distrito de Sanga Puitã.


    Estas pessoas se identificam como funcionários do IBGE e da Prefeitura e que estão realizando o Censo 2007. Fazem várias perguntas aos moradores e, no final, pedem para que as pessoas assinem um papel.
“Nenhum recenseador ou recenseadora está autorizado a pedir assinatura dos moradores. A coleta de dados na entrevista é feita com um computador de mão que cada recenseador leva consigo. Não fazemos questionamentos no papel. Peço para a população para que não assine nada. O Censo não precisa da assinatura do morador”, diz a coordenadora do Censo 2007 em Ponta Porã, Sely Cavalcante.


     Ela alerta que as pessoas se identificam como sendo do IBGE mas que é possível verificar se isto é verdade ou não. “Nossos recenseadores são facilmente identificados. Eles usam colete azul, levam um crachá com o nome e fotografia e um telefone 0800 que pode ser acionado por qualquer morador que tenha dúvida. Se a pessoa desconfiar que não é um recenseador pode ligar para o 0800 ou então para a agencia do IBGE – 3431-1125, que estaremos afirmando se quem está na casa é recenseador ou não. A ajuda da população é fundamental”, afirma.


     Além das visitas domiciliares, o IBGE disponibilizou quatro linhas telefônicas para atender os moradores. Através dos números 3431-1125, 3431-5964, 3432-0104 e 3432-0028, qualquer pessoa pode repassar informações ou pedir a visita do recenseador.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete