30.2 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

PSol lança campanha "Fora Renan"

2007-06-25 00:31:37

O PSOL promete lançar nesta quarta-feira (27) a campanha "Basta de Corrupção, Fora Renan". Segundo o partido, a idéia da campanha é estimular a sociedade a participar da discussão sobre o processo por quebra de decoro parlamentar contra o presidente do Senado, Renan Calheiros.

O PSOL é autor da representação que deu origem ao processo contra Renan no Conselho de Ética do Senado.

Renan é acusado de usar o lobista Cláudio Gontijo, da Mendes Júnior, para pagar o aluguel e a pensão de Mônica, com quem tem uma filha fora do casamento.

Para comprovar que seus ganhos eram compatíveis com os pagamentos, Renan apresentou documentos que apontam para um ganho de R$ 1,9 milhão, nos últimos quatro anos, com a venda de gado.

Reportagem do "Jornal Nacional" lançou suspeita sobre esse ganho. A reportagem contestou autenticidade das notas fiscais de venda de gado apresentadas pela defesa de Renan.

O Conselho de Ética pediu para a Polícia Federal periciar a autenticidade dos documentos apresentados por Renan.

A perícia verificou que Renan entregou notas fiscais com indícios de fraude, além de documentos que apresentam, entre si, uma "diferença" de 511 cabeças de gado na venda declarada, cerca de R$ 600 mil, quase um terço do que ele afirma ter ganho com atividades agropecuárias desde 2003.
Manobra

Às vésperas do recesso parlamentar – que começa em 18 de julho e vai até 1º de agosto–, o grupo que defende a absolvição de Renan tenta adiar a votação do processo no Conselho de Ética da Casa. O objetivo é esfriar as denúncias contra Renan e conseguir absolver o presidente do Senado dentro do Conselho de Ética.

Nesta quarta-feira, o vice-líder do PMDB, senador Wellington Salgado (MG), vai apresentar um requerimento questionando uma série de procedimentos adotados pelo conselho. Com isso deverá ocorrer novo debate e mais atrasos no processo.

"O que se quer realmente apurar? Uma vez que o requerimento encaminhado pelo PSOL, pedindo as investigações, sugeria quebra de decoro parlamentar por uma denúncia específica", reagiu Salgado.

O PSOL diz já ter detectado esse movimento protelatório em favor de Renan. "Vivemos um impasse fabricado porque há uma manobra protelatória [em curso]", disse o líder do PSOL na Câmara, Chico Alencar (RJ).

O partido prepara ações para remeter ao Ministério Público Federal e ao STF (Supremo Tribunal Federal), caso o processo contra o peemedebista não tenha continuidade no Senado.


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 23 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete