21.3 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

INSS realizam pesquisa domiciliar do Censo Previdenciário

2006-12-27 15:14:00

Os servidores do INSS estão fazendo visitas, desde abril, às residências de aposentados, pensionistas e outros beneficiários que atualizaram seus dados no Censo Previdenciário por meio de procurador ou representante legal. O objetivo é confirmar se o beneficiário está vivo e conferir sua documentação para a continuidade do pagamento. O Censo é realizado nas agências bancárias que pagam os benefícios dos aposentados e pensionistas e foi dividido em duas etapas. A primeira começou em outubro de 2005, quando foram selecionados 2,4 milhões de benefícios, considerados pelo INSS como mais vulneráveis a eventuais fraudes. Em março de 2006, a Previdência iniciou a segunda etapa, para a convocação de mais 14,7 milhões de beneficiários.
O funcionário designado pelo INSS para realizar a pesquisa informará ao segurado por telefone, sempre que possível, o dia e o horário da visita. Além disso, quando for à casa do aposentado, o servidor deve portar um crachá ou um documento funcional. Para a pesquisa, o funcionário do INSS solicitará a documentação do segurado, que será conferida e devolvida na mesma hora. Em nenhuma hipótese, serão solicitados a senha ou o cartão do banco. Algumas pesquisas estão sendo realizadas em finais de semana, porque os servidores devem fazer as visitas domiciliares fora do horário de trabalho.
Procurador
De acordo com as regras do Censo, o beneficiário que estiver impossibilitado de comparecer ao banco para atualizar seus dados cadastrais pode constituir um procurador para substituí-lo. Para isso, o representante deve se cadastrar na agência do INSS responsável pelo benefício, por meio de procuração própria da Previdência Social (disponível no site www.previdencia.gov.br) ou emitida em cartório.
A procuração só pode ser constituída em casos de ausência por viagem, doença contagiosa ou impossibilidade de locomoção. Representantes legais, como curadores e tutores, também podem atualizar os dados no banco no lugar do beneficiário.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete