33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Vaticano é contra candidatura de bispo à Presidência

2006-12-27 06:37:00

O Vaticano pediu ao bispo Fernando Lugo que renuncie a sua candidatura à Presidência do Paraguai nas eleições de 2008 e disse que caso não desista desta idéia, será suspenso, segundo anunciou hoje a Nunciatura Apostólica em Assunção.
A nota é assinada pelo cardeal Giovanni Battista Re, prefeito da Congregação para os Bispos, afirmando a Lugo que a Santa Sé ficou "surpresa" com a intenção de alguns partidos políticos em candidatá-lo para as eleições presidenciais do Paraguai em 2008.
Lugo anunciou oficialmente nesta segunda-feira sua renúncia como bispo em uma mensagem pronunciada ao povo do Paraguai, na qual disse: "Hoje, 25 de dezembro, oficialmente tomo a determinação de me colocar a serviço do povo paraguaio por meio da política".
De fato, Lugo já estava consciente sobre esta resposta do Vaticano, pois disse em sua mensagem: "O Papa pode me conceder (a dispensa), me negar ou suspender".
A carta do cardeal Re retoma a Lugo o artigo do Código de Direito Canônico que proíbe aos clérigos participarem no poder civil, seja em uma função administrativa, executiva ou judicial.
"O encargo que pede para assumir não é congruente com a missão sacerdotal e episcopal, que tem como objetivo fundamental a salvação das almas", expressa a carta, e pede para que deixe aos laicos "a missão de aperfeiçoar a ordem das realidades temporais".
O Vaticano disse a Lugo que a eventual aceitação da candidatura presidencial contrasta "com a grande responsabilidade de bispo" e adverte que algumas de suas declarações "já criaram graves transtornos entre os pastores e os fiéis no Paraguai".
Conseqüentemente, "torno pública a admoestação canônica" de não aceitar a candidatura à Presidência, acrescenta.
A carta do cardeal Re adverte a Lugo que, em caso contrário, como uma primeira sanção será aplicada a pena canônica de suspensão, "que proíbe os ministros sagrados qualquer ato de protesto de ordem ou jurisdição".
O religioso do Vaticano termina pedindo para que Lugo "reflita seriamente sobre seu comportamento e sobre os efeitos que dele derivam para si e para a Igreja".
Como vem ocorrendo desde que Lugo começou a liderar atos públicos, no final de março, esta carta despertou de imediato uma série de opiniões a favor e contra a determinação do bispo.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete