29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Brasileiro trabalha 7 dias por ano para pagar CPMF

2007-06-12 07:34:37

O contribuinte brasileiro trabalha 7 dias por ano somente para pagar a CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), segundo dados divulgados nesta segunda-feira pelo presidente do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), Gilberto Luiz do Amaral,

Amaral afirmou que "a CPMF tem efeito perverso sobre toda a economia", já que incide na fonte e retira o poder de compra dos salários, ao mesmo tempo em que eleva o preço final das mercadorias e serviços.

De acordo com o tributarista, a conjunção destes dois fatores inibe o consumo, dificulta a geração de empregos e resulta no baixo crescimento da economia brasileira. A CPMF representa em média 1,7% do preço final das mercadorias e serviços.

"Ao ser criada em 1993 como um imposto provisório, a CPMF representou no ano seguinte um desembolso para cada brasileiro de R$ 31,85. Em 2006, cada brasileiro pagou em média R$ 171,76", afirmou Amaral.

O presidente do IBPT também traçou uma relação entre a taxa básica de juros, a Selic, e a alíquota da CPMF. Assim, em 1997, primeiro ano da cobrança deste tributo com contribuição provisória, a sua alíquota foi de 0,20%, enquanto que a Selic daquele ano foi de 22,35%.

"Em 2007, a alíquota da CPMF é de 0,38%, e a Selic ficará por volta de 12%, indicando um crescimento de 254,76% do impacto da CPMF em relação à taxa Selic, o que demonstra que o ônus desta contribuição nos dias atuais é muito maior do que no passado", disse Amaral.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete