15.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

6 milhões de crianças sofrem agressão em casa

2007-06-08 23:31:00

A violência contra crianças e adolescentes muitas vezes ocorre dentro de casa. Dos 55,6 milhões de brasileiros com menos de 14 anos, 12%, ou seja, cerca de 6,6 milhões, são vítimas de algum tipo de agressão no ambiente familiar, segundo dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância.

“Todas as pesquisas feitas mostram que a maior parte das crianças e adolescentes de rua saíram de casa por conta da violência que sofriam. Quer dizer, foram vítimas da violência sexual e física, do abandono, da negligência. E, por incrível que pareça, para eles é melhor viver na rua, sob todos os riscos que a rua proporciona, do que dentro de casa”, afirmou o presidente da Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência (Abrapia), Lauro Monteiro.

Para ele, as políticas públicas devem ser de prevenção, enfocando a família. “Se a gente diz que o abuso sexual dentro da família é a porta de entrada para a prostituição infantil, não adianta procurar apenas os criminosos que exploram a prostituição. Antes disso, é preciso lembrar que essa menina de 12 ou 13 anos freqüentemente foi abusada sexualmente. São crianças que crescem com baixa auto-estima, muitas vezes com um sentimento de culpa, e de repente são vítimas fáceis de criminosos, exploradores e pedófilos”.

Monteiro, no entanto, pondera que esse problema não é exclusividade brasileira. “Nós sabemos que no Brasil a situação não é diferente do resto do mundo, inclusive dos países desenvolvidos. O abuso sexual ocorre aqui no Brasil e ocorre também na Inglaterra, nos Estados Unidos ou na França”. Ele relembra o caso de uma mãe condenada no Estados Unidos por ter colocado o filho, ainda bebê, dentro do microondas. “É uma coisa quase impossível de se imaginar”.

Na opinião de Monteiro, “a sociedade está muito mais atenta [do que antigamente], mas é preciso governos fazerem muito mais”.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete