29.9 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Sérgio Barbosa comemora mais uma conquista política

2007-06-08 09:07:00

            A decisão da manutenção da administração regional da sede da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Amambai  representa uma grande conquista política para o prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa. Na semana passada, Barbosa manifestou-se publicamente em favor das comunidades indígenas da região sul, especialmente as de Amambai, e contra a decisão da presidência da Funai.

            De acordo com a portaria assinada e publicada no mês passado, a administração da Funai havia sido transferida para Dourados. Segundo Sérgio Barbosa, a Funai tomou uma decisão unilateral, transformando a administração financeira de Amambai em núcleo de apoio, isto significa não ter mais autonomia. “Somos contra esta medida e estamos nos posicionando a favor da comunidade indígena”, explicou o prefeito de Amambai na semana anterior. Segundo Sérgio, foram remetidos documentos para todos os parlamentares do estado do Mato Grosso do Sul pedindo que fizessem pressão política para a manutenção da administração. Esforço este, que trouxe resultado positivo.

            Nesta semana, a presidência da Funai anunciou a reversão das medida tomada. Amambai continua com a administração regional do órgão. Sérgio Barbosa agradece e parabeniza o empenho de todos os vereadores de Amambai, senadores da república, deputados representantes de Amambai e a comunidade indígena que se organizaram  na luta pelos seus direitos. “Amambai possui a segunda maior população indígena do Estado, seria um absurdo manter a administração em Dourados. Temos 20 % da população de Amambai indígena. Esse compromisso do  governo Federal de rever o seu decreto e voltar atrás é uma conquista para nós”,  comemora o prefeito.

            Só o município de Amambai tem cerca de 9.000 índios residentes em três aldeias – Amambai, Limão Verde e Jaguari. É a maior população indígena da região, sendo maior inclusive que a de Dourados. Na região de fronteira, são aproximadamente 22 mil índios sob a tutela da Funai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete