19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Usinav planeja mais três unidades na região até 2011

2007-05-31 07:32:00

O vice-presidente operacional da Usinav, Jean Gerard Lesur, em palestra realizada terça-feira, na abertura do Seminário do Agronegócio, na Câmara Municipal de Naviraí, disse que o grupo Infinity Bio-Energy deve implantar mais três usinas satélites na região. Ele anunciou que foram escolhidas propriedades rurais em Iguatemi, Naviraí e Jateí. A intenção ter todas as novas unidades produzindo até 2011, com expansão da moagem de 2,3 milhões para 13,4 milhões de toneladas.

Atualmente a Usinav tem planos de moer 2,3 milhões de toneladas de cana na safra de 2007, e planeja expandir a capacidade de processamento desta unidade para 3,2 milhões em no máximo dois anos. Para 2009, a pretensão é iniciar a produção na usina de produção de álcool (etanol) na fazenda São José dos Torres, recém adquirida, em Iguatemi.

Durante a palestra, Jean Lesur disse que a Usinav pretende aproveitar o bagaço da cana para implantar um projeto piloto de combustível alternativo, com aprodução de peletz (pequenos pedaços), para misturar ao carvão mineral, na geração de energia motriz para usina.

Ele afirmou ainda que o grupo Infinity Bio-Energy só prende usar o bagaço para a co-geração de energia nas novas unidades a ser implantadas, em Jateí, Naviraí e Iguatemi, com possível venda de excedente de energia.

em 2006 o presidente da Usinavi, Sérgio Thompson Flores, disse que a capacidade de moagem da usina de álcool vai ser ampliada e para o cultivo deve ser utilizado um raio de 200 quilômetros no entorno do município para o plantio da cultura, em um espaço de 24 meses. Ele falou também que deve manter o quadro funcional (cerca de 2,5 mil), promovendo expansão e qualificação.

A pretensão é de ampliar de 23 mil hectares para 140 mil a 150 mil hectares de área plantada, a médio prazo. A Usinav, segundo seu presidente, não tem interesse em ampliar a capacidade de produção de açúcar (3,1 milhão de sacas de 50 quilos ao ano), embora deva manter a comercialização do produto.

No ano passado a Usinav tinha 25 mil hectares de cana, com a maioria do plantio em terras arrendadas. Esta quantia permite a produção de 80 milhões de litros de álcool, além do açúcar. Na safra 2005/2006 a Coopernavi moeu 1,8 milhão de toneladas, com mix de produção de 50% para açúcar e 50% para álcool.

Jean Lesur falou também que a Usinav e o grupo Infinity Bio Energy trabalham com a perspectiva de mecanização da lavoura, nos próximos quatro anos, e espera que o volume atingido pelo corte da cana verde, com colheitadeiras, aconteça em cerca de 80 a 85% da área plantada, e que o restante seja feito de forma manual, mas com canavieiros qualificados, contratados na região do Cone Sul, com capacidade para desenvolver outros tipos de serviço, o que extinguiria a importação de mão-de-obra de outros Estados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete