23.3 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

CPI da Enersul inicia trabalhos no próximo dia 29

2007-05-25 18:40:00

  A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Enersul começará a trabalhar na próxima semana. A primeira reunião, marcada para terça-feira (29), segundo o deputado Paulo Duarte (PT), deverá definir o presidente, o vice-presidente e o relator. O mais cotado para presidi-la é o deputado estadual Paulo Corrêa (PR). O relator deverá ser o deputado Marquinhos Trad (PMDB). E o vice-presidente deve ficar para Duarte, disse ele ontem à noite, na posse da nova diretoria da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul.

   Marquinhos disse que houve um acordo com o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos (PMDB), e entre a comissão de inquérito de que os trabalhos só seriam iniciados depois de formalizados os cargos.   Foi publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) de hoje a relação dos titulares e suplentes da CPI da Enersul. Além dos deputados mencionados acima, os demais titulares são: Youssif Domingos (PMDB) e Dione Hashioka (PSDB). A comissão vai investigar os fatores determinantes da elevação tarifária de energia elétrica, praticada pela Enersul em desacordo com Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que autorizou reajuste, a partir de 8 de abril, de 3,46% para consumidores de baixa tensão (residencial) e 2,58% para alta tensão (indústria e comércio).

   Há indícios de que o reajuste aplicado pela empresa atinja 9% dos 4,6 mil indústrias instaladas no Estado, enquanto que para alguns consumidores residenciais o reajuste teria chegado a 15%. A Enersul alegou estar cumprindo as determinações da Aneel, mas as explicações não convenceram os deputados. O requerimento propondo a CPI foi assinado pelos 24 deputados estaduais.

   Na noite dessa quinta-feira (24), Sérgio Marcolino Longen, que foi empossado na presidência da Fiems, declarou que o custo da energia elétrica atrapalha na atração de indústrias para Mato Grosso do Sul. Por outro lado, demonstrou confiança de que a CPI instaurada na Assembléia e a auditoria da Aneel deverão surtir efeito – revisão tarifária – ainda no primeiro semestre deste ano.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete