13.7 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Governo e prefeituras discutem divisão do FIC e FIE

2007-05-25 14:47:00

            O governo de Mato Grosso do Sul analisa a possibilidade de destinar 25% da receita do FIC (Fundo de Investimento na Cultura) e do FIE (Fundo de Investimento no Esporte) às 78 prefeituras do Estado. 


            A idéia começou a ser amadurecida após reunião ocorrida nesta terça-feira na Fundação de Cultura, em Campo Grande, entre os diretores do FIC, Américo Calheiros, e do FIE, Dirceu Lanzarini, e uma comissão de prefeitos formada pela Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) para acompanhar esse assunto.


            A proposta da comissão, integrada pelos prefeitos Waldeli dos Santos Rosa (PMDB), de Costa Rica; Evandro Bazzo (PSDB), de Jardim; Mateus Palma (PR), de Caarapó; Sérgio Barbosa (PDT), de Amambai; e Jocelito Krug (PTB), de Chapadão do Sul, é que os municípios tenham o direito de aplicar os recursos como parte desses dois fundos nos moldes do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário de Mato Grosso do Sul). 


            Segundo Waldeli, que além de vice-presidente da Assomasul é presidente da comissão, ao apresentar a proposta, a entidade demonstra-se preocupada em garantir ações nas áreas de cultura e esportes nos municípios. 


            “Isso significa que, além dos 75% que o Estado terá para aplicar nesses setores em todos os municípios, os prefeitos poderiam investir outros 25% em projetos esportivos e culturais obedecendo às prioridades e peculiaridades regionais.  


            Waldeli adiantou que um novo encontro entre prefeitos e os dirigentes do FIC e do FIE deverá ocorrer no próximo mês, para apresentação dos critérios de divisão da receita dos fundos. 


            Ele explicou que a distribuição desses recursos entre as 78 prefeituras do Estado é muito importante e que a Assomasul tomou essa iniciativa baseada, inclusive, na preocupação do governador André Puccinelli (PMDB) de fazer um governo municipalista.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete