33.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Modelo anatômico virtual que permite visualizar doenças

2007-05-25 12:35:00

Cientistas de uma universidade canadense criaram o que consideram ser o primeiro modelo virtual quadridimensional de um corpo humano, uma invenção que permitirá compreender melhor a evolução das doenças e até permitir aos doentes visualizá-las.

A imagem, gerada por computador, de um corpo humano cujos órgãos internos e sistema circulatório aparecem em cores, se projeta como um holograma numa sala escura, onde o modelo virtual parece flutuar.

O projeto, batizado de CAVEman (homem das cavernas), pela escuridão da sala onde a imagem é exibida, foi apresentado nesta semana na Universidade de Calgary, na província de Alberta (sudoeste do Canadá). O modelo inclui mais de 3.000 elementos do corpo humano. O usuário pode manipulá-lo à vontade como se fosse um video game para observá-lo em diferentes ângulos ou fazer zoom em um ou outro órgão para estudá-los.

"A imagem é quase viva. Isto nos permite, pela primeira vez, ter um modelo completo do corpo humano, do ponto de vista da anatomia, da química e dos tipos de tecidos", disse à AFP Andrei Turinsky, do Departamento de Bioquímica Molecular da Universidade de Calgary.

Ao usar uma técnica de programação informática, os cientistas chegam a criar uma imagem que pode ser vista com lentes especiais.

O resultado é uma espécie de Atlas completo do corpo humano em quatro dimensões – as três espaciais e uma temporal. O modelo permite, ainda, ver a evolução de uma doença e também imaginar a reação do organismo aos medicamentos.

Os cientistas se servem de informação dos doentes, especialmente de ecogramas ou imagens de ressonância magnética para personalizar seu modelo.

"Isto permite a um médico ou um paciente ver o que acontece no corpo. É muito melhor que um manual de biologia", disse Turinsky.

"A princípio, será possível mostrar ao paciente o que se passa dentro do seu corpo. E mais tarde se espera poder prever o que acontecerá se o tratamento não for seguido ou se alguns genes começarem a agir", acrescentou.

O projeto CAVEman também poderá permitir fazer simulações destinadas a preparar cirurgias ou desenvolver novas técnicas cirúrgicas.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete