12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Bebês distingüem idiomas só pelas expressões faciais

2007-05-25 16:32:00

Desde os quatro meses de idade, as crianças conseguem distingüir uma mudança de idioma apenas observando as expressões faciais de quem fala com elas, revela um estudo de cientistas canadenses, divulgado nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

"Já sabíamos que os bebês eram capazes de distinguir entre idiomas pelas variações sonoras", disse Whitney Weikum, da Universidade da Columbia Britânica (Canadá), principal autora desta pesquisa.

Mas "este estudo é o primeiro a mostrar que as crianças muito pequenas também têm a capacidade de fazer distinções lingüísticas apenas com indícios visuais", acrescentou a cientista, cujo estudo é publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.

Os cientistas estudaram três grupos de crianças com quatro, seis e oito meses, provenientes de famílias anglófonas e outros dois grupos, de seis e oito meses, cujos pais eram bilingües em inglês e francês.

Eles mostraram às crianças um vídeo sem som de pessoas bilingües que recitavam frases primeiro em inglês ou francês, e depois o faziam no outro idioma.

Os cientistas constataram que a atenção dos bebês de quatro a seis meses durava mais quando as pessoas mudavam de idioma, explicou Whitney Weikum.

Segundo eles, isto demonstra que os bebês são capazes de distinguir a mudança de idioma, apenas observando os lábios e o ritmo dos movimentos da boca e do rosto.

Esta capacidade de reconhecimento visual de diferentes idiomas aparentemente se perde depois dos seis meses entre aqueles que vivem em uma família que fala um único idioma, e persiste em bebês de famílias bilingües, como demonstraram as experiências com crianças com mais de oito meses.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete