23.9 C
Amambai
terça-feira, 16 de abril de 2024

Governo do Estado define jogos indígenas em Tacuru

2007-05-24 09:12:00

                O diretor-presidente da Fundação do Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), Dirceu Lanzarini, assinou o convênio entre o Estado e a Prefeitura Municipal de Tacuru, para realização da nona edição dos Jogos Indígenas de Mato Grosso do Sul (JIMS) naquele município.

                A cerimônia aconteceu na manhã desta sexta-feira (18/5), no gabinete do presidente da Fundesporte, e contou com a presença do prefeito de Tacuru, Cláudio Rocha Barcelos, do diretor de esportes do município, Veronil Geraldo, e do coordenador de desenvolvimento de esporte e lazer da Fundesporte, Vanderley Mota.

                A competição será realizada de 12 a 17 de junho, e deverá reunir aproximadamente 400 atletas indígenas de ambos os sexos das etnias ofaié, guarani, kadiwéu, kaiowa, terena e guató. Os Jogos reúnem as modalidades de atletismo, voleibol, futebol, futebol suíço e futsal, travessia de rio a nado, arco pyaká, lança, arco e flecha, cabo da paz e pesca, com a realização de uma noite cultural aberta ao público.

                A Fundesporte efetuou contato com as sedes da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em Campo Grande, bem como as de Dourados, Porto Murtinho e Amambai. Por sua vez, a FUNAI está se articulando e divulgando o evento nas aldeias de seus respectivos municípios, no sentido de mobilizar as nações indígenas para representá-los nos jogos.

                Lanzarini lembrou que os Jogos Indígenas é uma tradição em Mato Grosso do Sul. “O JIMS é um evento de confraternização entre as nações sul-mato-grossenses, e uma oportunidade para prestigiar, valorizar e divulgar a cultura, o esporte, e as tradições nativas do Estado”.

                “A prefeitura de Tacuru , através das secretarias de Educação e de Esportes do município, abraçaram o JIMS visando promover este grande evento estadual no município”, explicou o prefeito Barcelos. “Vamos realizar estes Jogos com muito carinho buscando, através do esporte, confraternizar e festejar as nações indígenas”, completou Veronil Geraldo, diretor de esportes de Tacuru.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 16 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Cenoura, batata, banana, laranja ficaram mais caras em janeiro

A cenoura, batata inglesa, banana e laranja ficaram mais...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Algodão: Brasil sustenta posição de destaque

No cenário global do mercado de algodão em pluma,...

Enquete