21.1 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Na CE, Biffi quer aprovar inscrição gratuíta para vestibular

2007-05-15 14:32:00

 Membro titular da CE (Comissão de Educaçãoe Cultura) da Câmara Federal, o deputado Antonio Carlos Biffi espera votar nesta quarta-feira (dia 16) o Projeto de Lei 176/07, do deputado Fábio Souto (DEM-BA), que isenta os alunos da rede pública de ensinoda taxa de inscrição no vestibular das universidades e faculdades federais.

No parecer da relatora, deputada Nilmar Ruiz (DEM-TO), há a recomenda da aprovação da proposta com emenda que estende a isenção a todos os processos de seleção das instituições federais de ensino superior, como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e os programas de avaliação seriada.

Segundo Biffi, os deputados também podem votar o Projeto de Lei 42/07, do deputado Lincoln Portela (PR-MG), que obriga as escolas a pedir autorização dos pais para que os alunos freqüentem as aulas de Ensino Religioso e de Educação Sexual.

O relator, deputado Antonio Bulhões (PMDB-SP), defende a aprovação, com emenda que desobriga a autorização dos pais para aulas de Educação Sexual, restringindo o pedido apenas ao Ensino Religioso.

Financiamento do ensino superior- A pauta inclui ainda o Projeto de Lei 7701/06, do Senado, que autoriza a prestação de serviço social como forma de amortização de empréstimos do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior).

O relator, deputado Rogério Marinho (PSB-RN), recomenda a aprovação da proposta com emenda que estabelece como objetivo do serviço social a ser prestado a erradicação do analfabetismo infanto-juvenil, a correção do fluxo escolar e a melhoria na qualidade do ensino.

Marinho recomenda a rejeição dos projetos 362/07, do deputado Ribamar Alves (PSB-MA), e 530/07, do deputado Sérgio Brito (PDT-BA), que tramitam apensados.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete