20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Lula defende fim da reeleição, mas quer fazer sucessor

2007-05-15 13:51:00

Apesar de afirmar que não tem a intenção de retornar à presidência da República em 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira, durante entrevista coletiva, que quer fazer o seu sucessor e que esse não necessariamente será do PT. Ele disse que, por fazer parte de uma coalizão, o próximo candidato à presidência será escolhido entre seus aliados, dependendo do que as pesquisas apontarem na época.

Ao ser questionado sobre uma possível parceria para as eleições de 2010 com o atual governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), Lula disse que ainda não há nada definido, mas que vai continuar dialogando com os mais diversos partidos. "Daqui pra frente serei um grande conversador e isso vale para todas as forças políticas", afirmou.

Lula disse que a sua intenção é participar do palanque e dos programas de televisão do próximo candidato. "Quero terminar meu mandato em 2010 na condição que candidatos me chamem para ir ao palanque. O que é duro é ninguém te chamar para nada, ninguém te chamar para ir à televisão. Quero estar tão afiado que a pessoas me chamem para ir a palanque", disse.

Lula disse que a única certeza que tem até o momento é de que a base do governo vai ter um candidato para as próximas eleições presidenciais. "O candidato tem que ser tirado do consenso da base. Não necessariamente do PT. Vai ser um candidato da base e hoje você erra se quiser. Você tem pesquisa, hoje uma campanha, tem métodos científicos importantes", continuou.

Questionado se faria o próximo candidato, Lula ironizou: "eu esqueci de perguntar ao Papa sobre isso".

Reeleição
Lula foi categórico ao dizer que não retornará à presidência da República em 2010 e nem posteriormente, em 2014. "Só a insanidade me faria discutir o que vai acontecer oito anos pra frente", disse.

Ele afirmou que sempre foi contra a reeleição, até que a lei o levou a optar por ela no ano passado. "Por não brincar com a democracia, não cogitarei qualquer hipótese do 3º mandato. Se já era contra o segundo, imagine contra o terceiro", ressaltou.

O presidente disse ainda que quando alguém chega à presidência da República não precisa querer outro cargo. "Depois que chegou aqui não tem nada mais alto para isso, depois se recolhe, vai cuidar da famílias dos netos, vai fazer conferência, vai fazer alguma coisa", disse.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete