19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Mapa alerta sobre cuidados na vacinação contra aftosa

2007-05-15 12:45:00

O Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou, nesta segunda-feira, um alerta aos pecuaristas sobre os cuidados que devem tomar ao vacinar bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Duas medidas são consideradas fundamentais: a conservação da vacina e a adequada aplicação dela.

Segundo o DSA, os pecuaristas precisam manter a vacina sob refrigeração, em temperatura entre dois e oito graus centígrados, até sua total utilização. Quando for levado a campo, o frasco deve ser acondicionado em embalagem de isopor com gelo e ficar à sombra. O frasco com o restante das doses deve retornar à geladeira. A vacina não pode ser congelada ou aquecida, em hipótese alguma. O congelamento ou o aquecimento faz com que perca a capacidade de imunizar.

A aplicação pode ser intramuscular ou subcutânea e a dose correta é de 5 ml, independente da idade do animal. A subcutânea é feita embaixo da pele, e a intramuscular, no músculo, mais profundamente. Para reduzir o risco de contaminação e formação de abcessos (caroços), deve-se utilizar sempre agulhas e seringas esterilizadas (fervidas).

Os técnicos do DAS alertam que a agulha deve ser trocada a cada dez aplicações. Além disso, as agulhas com ponta torta, aparência de suja ou que tenham caído no chão, também precisam ser imediatamente substituídas.

Neste mês, começou a primeira etapa da campanha nacional de vacinação em 15 estados e no Distrito Federal. Em Mato Grosso do Sul, a campanha de vacinação, exceto na área de risco sanitário (Eldorado, Mundo Novo e Japorã onde será em junho), começou no dia 2 e vai até 30 de maio na região de Planalto, e 15 de junho no Pantanal.

O registro da vacinação no Planalto deve ser feito junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) até o dia 15 de junho. No Pantanal, até o dia 30 do mesmo mês. A previsão é que todo o rebanho, cerca de 24,7 milhões de bovinos e bubalinos, seja imunizado.

Incluindo MS, para esta etapa, a previsão do Mapa é que mais de 120 milhões de animais sejam vacinados no Acre, Amapá, Amazonas, em Goiás, no Maranhão, Mato Grosso (apenas animais até dois anos), em parte do oeste de Minas Gerais, no Pará, Paraná, Piauí, em Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins e DF.

Vacinas – De acordo com o gerente de uma revendedora de produtos agropecuários que tem lojas em Campo Grande e Dourados, João Horácio Pinheiro, o preço médio de uma dose da vacina contra a aftosa é de R$ 1,08.

Ele explica que, na primeira quinzena de maio, foi grande a procura pelo produto, mas a reposição está ocorrendo com rapidez por parte dos laboratórios fabricantes. “Não vai faltar vacina porque as indústrias e as lojas já estão programadas para atender a demanda do rebanho a ser vacinado em todo o Estado. Apesar de estarmos com superação de vendas, a reposição também está sendo muito rápida”, finaliza Horácio.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete