19.3 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Governo fará cadastro do plantio de soja

2007-05-12 13:34:00

Técnicos da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal estarão na próxima terça-feira (15 de maio) no Sindicato Rural de Maracaju, a partir das 19h, onde repassarão aos produtores explicações sobre as medidas de combate e erradicação à ferrugem asiática da soja no Estado, definidas pela lei 3.333/06. Conforme a assessoria da Iagro, o plantio da soja só deverá ser feito a partir de 1º de outubro, obedecendo ao zoneamento agrícola do Estado e abrindo espaço para um “vazio sanitário” que tem por meta impedir a disseminação do fungo causador da doença.

O desrespeito à legislação será considerado infração gravíssima, com multa que poderá chegar a mil Uferms (R$ 12 mil atualmente). O controle das plantas voluntárias deverá ser feito até 30 dias depois do fim da colheita, por processo químico ou mecânico. A presença das “tigüeras” poderá propagar o fungo e colocaria em risco a próxima safra.

Também estão previstos o monitoramento da cultura para detecção da doença e o cadastramento ou registro de áreas com cultivo de soja, que deve ser feito anualmente junto a Iagro em até 30 dias antes do início da próxima semeadura. A informação do foco de doença também é solicitada pelo governo, sendo obrigatório para laboratórios e órgãos públicos e privados.

A princípio, a Iagro enfocará a orientação e fiscalização quanto ao período de vazio sanitário, controle de plantas voluntárias, monitoramento e notificação da ocorrência. Na próxima safra deverá ser implementado o cadastro das áreas produtoras e outras medidas previstas na lei.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete