22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Medidas para criar TV pública devem sair em 15 dias

2007-05-12 12:41:00

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, afirmou que, em 15 dias, o governo federal vai começar a pôr em prática as medidas necessárias para a criação do canal de televisão pública. Segundo ele, nesse prazo, o governo vai analisar as propostas do 1º Fórum Nacional das Televisões Públicas, que terminou hoje (11) em Brasília.

Franklin, no entanto, ressaltou que a "Carta de Brasília", apresentada no encerramento do fórum, representa os princípios gerais dos planos do governo. “A proposta ainda não está fechada, mas o trabalho do fórum está em linha com o que vem sendo pensando”, assegurou.

De acordo com Franklin, o resultado dos debates do fórum será levado ao grupo ministerial que discute a criação da rede nacional de TV pública. “O grupo ministerial em 15 dias vai fechar os conceitos, a parte de idéias e modelos. Depois disso, vamos entrar na parte das ações”, comentou o ministro.

O primeiro passo do governo federal será o envio ao Congresso Nacional de projetos de mudança na legislação sobre a radiodifusão no país. “A gente ainda não definiu se isso vai ser feito por meio de medidas provisórias ou de projetos de lei”, afirmou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o discurso no encerramento do fórum.

O presidente confirmou ainda que, na próxima semana, vai se reunir com o Conselho Político do governo para discutir a criação do canal público de televisão. “Vou discutir com os presidentes dos partidos da base aliada para ver qual será o melhor caminho que essas propostas deverão seguir no Congresso”, explicou Lula.

Outra medida que servirá de base para a nova emissora, será a união da Radiobrás com a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (Acerp), que administra as televisões educativas do Rio de Janeiro e do Maranhão. O governo pretende fundir as duas instituições até 2 de dezembro, quando começa a entrar em operação o sistema de televisão digital no Brasil. A estrutura será a base da rede pública de TV.

No discurso de hoje, o presidente Lula garantiu que a medida não vai provocar a eliminação de postos de trabalho. “A gente não quer tirar o emprego de ninguém, mas apenas preparar a televisão para competir com qualidade e profissionalismo”, disse Lula.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete