12.7 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Papa critica seitas, divórcio e ‘desvios sexuais’ na Igreja

2007-05-11 21:43:00

Diante de uma platéia formada por 400 bispos, reunidos na Catedral da Sé, no Centro de São Paulo, o Papa Bento XVI fez o discurso mais incisivo desde o início da visita ao Brasil. Na fala do pontífice, sobraram mensagens duras aos católicos, aos quais o Papa pediu o combate à "ferida do divórcio" e cuidado para evitar "desvios sexuais" no interior do clero. Seitas cristãs também foram mencionadas, e duas vezes criticadas, pelo que o líder da Igreja Católica chamou de abordagem "agressiva" na busca de novos fiéis.


De acordo com o Papa, a postura das seitas complica as tentativas de diálogo. "Com a multiplicação, porém, de sempre novas denominações cristãs e, sobretudo diante de certas formas de proselitismo (atração de fiéis), freqüentemente agressivo, o empenho ecumênico torna-se uma tarefa complexa", disse aos bispos.


Para Bento XVI, o público de onde as seitas extraem seguidores é o mesmo público incapaz de “resistir às investidas do agnosticismo (dúvida sobre a existência Deus), relativismo (rejeição de valores absolutos) e laicismo (autonomia em face da religião)”. Esse público, diz o Papa, é “influenciável”, porque tem uma “fé fragilizada e, por vezes, confusa, vacilante e ingênua”.


Aos católicos, o Sumo Pontífice fez uma série de apelos, um deles de repercussão política. O Papa pediu aos fiéis que fiquem atentos para os ataques à “santidade do matrimônio e da família”, ataques esses que afetam os “processos legislativos”, em uma referência a países onde os parlamentos se inclinam a favor de liberalizar o aborto e as uniões entre pessoas de mesmo sexo. A vida social, diz o Papa, atravessa momentos de confusão e o avanço do que chamou de “ferida do divórcio e das uniões livres” é um sinal disso.


A política surgiu ainda em outros momentos. Bento XVI afirmou que a Igreja tem um papel central na formação moral das “classes políticas”, mas que não deve se deixar contaminar por ideologias que podem colocar em xeque a integridade da Igreja. O Papa reconheceu a “dinâmica” da Igreja brasileira em formar movimentos de apelo social, mas pediu atenção à “disciplina”. Quando ainda era cardeal, nos anos 80, Joseph Ratzinger ajudou a coordenar a reação à Teologia da Libertação, ainda hoje muito ativa no Brasil.


A Igreja também foi destinatária da mensagem. O chefe de Estado do Vaticano exigiu fidelidade às normas de celebração e pediu cuidado na formação de padres, para evitar “desvios sexuais”. “Faço apelo ao vosso zelo sacerdotal e ao sentido de discernimento das vocações, também para saber complementar a dimensão espiritual, psico-afetiva, intelectual e pastoral em jovens maduros e disponíveis ao serviço da Igreja. Um bom e assíduo acompanhamento espiritual é indispensável para favorecer o amadurecimento humano e evita o risco de desvios no campo da sexualidade”, afirmou. 

 Nos últimos dez anos, uma série de escândalos sexuais na Igreja norte-americana trouxe o tema à tona nos debates internos da Santa Sé.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete