27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Cavalos terão de ser emplacados e usar fraldões no Paraná

2007-05-11 07:53:00

Para poder circular nas ruas de Cascavel (498 km de Curitiba) os animais de tração, como cavalos, terão de ser emplacados e sinalizados e passarão a usar fraldões –sacolas coletoras de dejetos.

Projeto de lei elaborado pelo vereador Soni Lorenzi (PMN) e sancionado pela prefeitura municipal no último dia 3 prevê que a atividade de carroceiros na cidade seja disciplinada até o final de julho. Estima-se que existam cerca de cem carroças na cidade.

Em outras cidades do país, como Tiradentes (MG), leis semelhantes regulam a atividade dos carroceiros.

A multa para quem não cumprir a lei em Cascavel pode chegar a R$ 100. A circulação só poderá ocorrer de segunda a sábado, das 9h às 17h. Aos domingos, os cavalos deverão ter o dia de descanso.

"[O fraldão] é acoplado no próprio arreio dos animais. É para os animais não ficarem defecando na rua. Ninguém fabrica isso, vai do tamanho do animal e terá que ser sob medida", diz Soni Lorenzi, para quem a lei ajudará na limpeza da cidade, evitará acidentes e engarrafamentos no trânsito e protegerá os animais.

Os condutores terão aulas e palestras para que sejam orientados sobre regras de trânsito.

Para o presidente da Cettrans (Companhia de Engenharia Transporte e Trânsito) do município, William Fischer, algumas questões técnicas são viáveis, mas há questões econômicas que não permeiam só as normas do trânsito.

"A questão de horário do trabalho do carroceiro, liberdade de ir e vir e necessidades fisiológicas têm que ser mais bem analisadas. Criou-se uma espécie de relação trabalhista. Espero que o animal não contrate advogado para resolver seus problemas."

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete