20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Curvelândia pode obter recorde com "maior queijo do mundo"

2007-05-10 13:11:00

Curvelândia, famosa por suas riquezas naturais a exemplo das paradisíacas cavernas com lagos encantadores se tornou também a cidade do maior festival de queijos do Centro-Oeste. Neste ano, de 11 a 13 de maio, realiza a quinta edição da concorrida ‘Festa do Queijo’. Para este evento a cidade promete produzir o maior exemplar de queijo caseiro do Mundo, com previsão de mais de 200 quilos. Com mais de 90 cm de diâmetro são necessários mais de 2 mil litros de leite e o envolvimento de 20 queijeiros para atingir a façanha. 
     
Distante 311 quilômetros de Cuiabá, a Sudoeste do estado, Curvelândia também se prepara para receber público recorde nos 3 dias que compreendem o festival, pois estão programados shows pirotécnicos; de violeiros; apresentações culturais; shows musicais; curso de preparo de queijo artesanal e uma série de atrativos para os turistas durante as festividades. Na programação permanente: Feira de artesanatos; de gastronomia; Exposição agropecuária, shows e degustação de Boi no Rolete todos os dias. 
      
 Evento temático anual utiliza do potencial turístico cultural e ecológico no fomento ao regionalismo que tem vocação na produção rural. Produtos artesanais provindos da argila e da madeira, industrialização de frutas como o genipapo, o pequi e o cajá contribuem com a valorização socioambiental de Curvelândia.
     
     A administração municipal sugere ao empresariado investir na região, pois conta com excelentes incentivos fiscais. “Estamos de portas abertas aos empresários de Mato Grosso e do Brasil para conhecerem e se decidirem que é vantajoso investir neste município”, destaca Elias Mendes Leal, prefeito.   No dia 11, inicio do festival, acontece apresentação ao público do preparo do maior queijo artesanal e no dia 13, domingo, degustação da iguaria.  Para este plural evento está confirmada presença do deputado José Riva (PP) que ministrará palestrar sobre biodiesel, em especifico a difusão do Pinhão Manso para os produtores da região.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete