20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Câmara de Amambai: Palavra Livre dos Vereadores

2007-04-27 16:33:00

O vereador Josmair Cardoso falou sobre posição política do vereador Gilmar, que segundo ele, articulou para rejeitar requerimento na Casa de Leis. Josmair disse que não tem intenção de tirar proveito político com requerimento. “O vereador não tem que puxar do lado do prefeito, tem que ficar do lado da população”, diz.  Josmair questionou sobre licitações sobre mídia da prefeitura e falou da indignação que tem com o fechamento da Secretaria de Saúde as 10 horas da manhã.

A vereadora Jaqueline Raimundo lembrou da paralisação dos professores e criticou o projeto do governo federal que estipula piso  de 40 horas semanais, de 850 reais para todos os professores do país,  incluindo tudo, tempo de serviço, portanto não há incentivo nenhum para professor se especializar. Não  onde o governo quer chegar”, criticou.

O vereador Josué de Barros falou sobre serviço de limpeza, pública que a secretaria de Serviços Urbanos notifique empresas, moradores que não limpam os terrenos. A prefeitura tem que fazer a sua parte mas os moradores também”. Falou da emenda emenda do senador Delcídio para drenagem na região da Apae, rodoviária, e outra do Delcídio e Biffi para esgoto na vila Grazieli e Estrela. Josué falou de ofício recebido da deputada Celina Jallad, em atenção a indicação para  recursos para creche, são muitas mães e as creches não atende demanda. Outro oficio do vereador encaminhado para a deputada firmar convenio para compra de 2 caminhões de lixo. “Temos dois caminhões hoje e falta mais dois para atender a demanda”. Josué também falou sobre o projeto que proíbe a queima de canavial em Amambai. “Nem temos ainda uma usina e esse projeto afugenta quem quer investir aqui. Veio na hora errada”, disse.

O vereador Gilmar Vicentin  disse que cada vereador tem sua opinião, e entendeu que o requerimento do vereador Josmair sobre queima de canavial não procedia. Gilmar disse que sempre se posicionou em relação à administração, mas com criticas construtivas. O vereador falou sobre os gastos com a mídia. “O vereador Josmair questiona maldosamente os 430 mil  reais gastos no ano com a mídia. É demagogia, sem conhecimento de causa. O gasto chega a cerca de 26 mil por mês e vem desde administrações passadas. Sobre a suposta empresa que presta serviço a prefeitura falada pelo vereador josmair, Gilmar disse que não tem nenhuma empresa em seu nome prestando serviço e se tivesse não teria problema. Mas não tem, se prestamos algum serviço é dentro da Lei. “O meu sobrenome vem de família que ganhou a vida com trabalho, venho do trabalho”, disse. Sobre o projeto da queimada de cana de açúcar, Gilmar disse que “se depender de mim esse projeto não passa porque é contra o desenvolvimento”. 

O vereador Daniel Riquelme falou da proposta do Governo Federal para a educação, de 800 reais para piso salarial dos professores. “É uma vergonha isso, os professores trabalham em salas de aula e levam trabalhos para casa, nós somos favoráveis a essa manifestação. A educação é uma grande herança, um patrimônio que adquirimos, e com certeza, professores bem remunerados o país será bem melhor. Daniel falou também da má condição do asfalto da Guairá Porã, que até o presente momento ainda não foi iniciado a recuperação mesmo após mais de 100 dias de governo. 

 O vereador Carlinhos Nascimento reforçou os 12 meses de ação que a prefeitura vem fazendo, e a próxima coleta será dia 26 e 27 de junho com catação de galhos nas vilas. Falou do convênio com a Pró Vida e prefeitura aprovado pelos vereadores, que trabalha na recuperação dos dependentes químicos. Falou da Usina de álcool que é um sonho da administração e da população, e estamos imbuídos em trazer a usina para dar emprego e progresso para a cidade. E vemos o projeto, praticamente contra, que foi apresentado, e vêm empresários e vê um projeto desse, que impressão eles terão? Será que terão interesses? Como vamos aprovar um projeto se não sabemos ainda se a usina que virá será ou mecanizada, que lugar será. Então temos que ter muito cuidado com os projetos que elaboramos. Sobre a Secretaria de Saúde que fecha as 10 horas para dar atendimento nas primeiras horas da manhã, iniciando as 7 horas. Carlinhos voltou a criticar o SUS que repassa valores muito baixos para a manutenção dos hospitais.

O vereador Anderson Manzano falou sobre oficio do deputado Zé Teixeira para financiar padrões populares para a população, que já estão a disposição das pessoas mais carentes de todo o MS, em 24 meses de R$ 8,11 cada parcela. “Mas segundo a Enersul não é possível fazer a inscrição porque já teria superado o limite que era de 13, mas depois foram aceitas as inscrições”. Citou programas de habitação do Ministério das Cidades que pode beneficiar famílias carentes e é importante que as pessoas tenham conhecimento desses financiamentos. Citou ofício ao deputado Zé Teixeira que pede emendas para entidades, Lar do Idoso, lar do Menor e Viva Vida.

Roberto Protético: Falou sobre o projeto apresentado pelo vereador Josmair que dificulta a vinda de Usina de álcool. Falou sobre o gasto da administração com a mídia e que vem sendo gasto há muito tempo em Amambai. Falou sobre a revogação de matriculas de crianças no CEI Sonhos de Criança, houve erro, e “acho que o Conselho Tutelar errou”. Segundo informações de um conselheiro tutelar, “me garantiu que depois de dois anos a criança tem direito adquirido de matricula. E essas crianças que foram tiradas da creche estão com mais de três anos matriculados lá. Segundo Roberto tem crianças com problemas psicológicos porque foram tiradas da creche.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete