19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Amambai: Projeto de proteção ambiental deve sair de pauta

2007-04-24 06:36:00

Vilson Nascimento

O projeto de lei de autoria do vereador Josmair Cardoso (PR), que previa a proibição de queimadas nas lavouras de cana em Amambai, tendo em vista a expansão da atividade canavieira na região sul do Estado, deverá ser retirado de tramitação pelo autor antes mesmo de entrar em discussão em plenário.

Acontece que o projeto recebeu forte rejeição por parte dos vereadores da base de sustentação da atual administração municipal. Sem se preocupar com a questão ambiental, ou com a saúde na população, já que os gases expelidos pela queima da cana, além de afetar a atmosfera, ajuda a proliferar doenças e demonstrando mais preocupação com a questão política e a geração de empregos no município, os vereadores Josué Carlos de Barros (PMDB) e Gilmar de Almeida Vicentin (PDT) foram categóricos em mostrar suas posições contrárias ao projeto de lei, afirmando que um projeto dessa natureza, entrando em vigor, vai “afugentar” investimentos na cultura canavieira e em relação a possível instalação de usinas de álcool e açúcar no município.

Em seu pronunciamento na tribuna, na sessão da Câmara Municipal dessa segunda-feira, Gilmar Vicentin chegou a se exaltar e declarou que irá conclamar toda a bancada de sustentação da administração municipal na Casa de Leis para votar contra o projeto, caso seja colocado em pauta.

Diante da situação o autor da matéria, Josmair Cardoso já cogita a retirada do projeto de pauta. “É uma pena, nesse momento que todo o mundo volta às atenções para a preservação do meio ambiente para combater o aquecimento global que poderá levar a extinção de espécies no planeta, em Amambai estamos perdendo a oportunidade de fazermos nossa parte dar nossa contribuição para ajudar a preservar a vida na terra”, disse o autor do projeto de lei ao relatar que a adoção de medidas contra as queimadas não afugenta investidores, já que existem técnicas de exploração da cultura canavieira sem poluir o meio ambiente.

“O que queríamos com a criação dessa lei é garantir que assim que a cultura canavieira chegasse a nosso município, já tivéssemos um mecanismo para garantir a proteção do nosso eco-sistema”, finalizou.

Pelo projeto de lei elaborado pelo vereador ficaria proibida a utilização de queimadas para a limpeza dos canaviais. O método, que facilita o corte manual da cana, também é altamente prejudicial ao meio ambiente, com a emissão de gases poluentes na atmosfera e afeta a saúde humana, segundo estudos.     


Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete