15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Prefeitura inaugura obras nas aldeias de Amambai

2007-04-24 07:02:00

Assessoria  


               A Prefeitura de Amambai inaugurou na última quinta-feira, 19, obras nas três aldeias localizadas no município – Amambai, Limão Verde e Jaguari. As solenidades de inauguração foram conduzidas pelo prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa. A Prefeitura também realizou, através da Fundesc (Fundação de Desporto e Cultura) e das secretarias municipais de Educação e de Ação Comunitária, em parceria com as escolas das redes municipal e estadual e lideranças indígenas, várias atividades sociais, de lazer e esportivas. A programação foi alusiva ao Dia do Índio.

                Na aldeia Amambai, distante cerca de 5 quilômetros do perímetro urbano e a mais populosa do município, a Prefeitura entregou à comunidade um Parquinho Infantil e de um Posto de Saúde. As obras foram executadas com recursos próprios. Estes são alguns dos investimentos feitos pelo governo municipal na área indígena. No início deste ano, a Prefeitura entregou uma sala de aula na escola municipal indígena Mbo’Eroy Guarani Kaiowá.

                Na aldeia Jaguari, localizada a cerca de 50 quilômetros do município, a Prefeitura também construiu um parquinho infantil. Já na aldeia Limão Verde, a Prefeitura de Amambai construiu e entregou no dia 19 um Centro Comunitário, um Parquinho Infantil e uma Sala de Aula; além de ter executado obra de ampliação do Posto de Saúde.

                Participaram das solenidades junto com o prefeito Sérgio Barbosa os vereadores Gilmar Vicentim e Carlinhos do Nascimento, as diretoras das escolas indígenas da Limão Verde e Aldeia Amambai, Aurélio de Oliveira, Maria de Lurdes Cáceres Nelson e Nídia Eliane Peixer, o capitão Adolfinho, da aldeia Limão Verde, E Rodolfo Ricardi, da aldeia Amambai, o chefe de Posto da aldeia Amambai, Arcênio Vasque, o servidor estadual, Emílio Miranda, na oportunidade representando a Funasa, o assessor do senador Delcídio do Amaral, Carlos Faustino, e o capitão da Polícia Militar de Amambai, Gidevaldo de Souza Lima,

                Nas cerimônias, o prefeito Sérgio Barbosa afirmou que a administração municipal tem dado atenção igualitária às comunidades indígenas e tentado melhorar as condições de vida dos Guarani Kaiowá. “Nestes dois anos temos investido em todos os setores dentro das aldeias, ou seja, em educação, saúde, agricultura e em obras”, comentou o prefeito.   A construção de parques infantis nas três aldeias é uma iniciativa inédita no município. Esse parque infantil, falou Sérgio na aldeia Limão Verde, simboliza o amor que nós sentimos pelas comunidades indígenas, principalmente pelas crianças.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete