17.1 C
Amambai
quinta-feira, 18 de abril de 2024

A maioria dos governadores quer fim da reeleição, diz G1

2007-04-22 16:31:00

Assim como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a maioria dos 27 governadores é favorável ao fim da reeleição, proposta que une petistas e tucanos e cuja articulação já está em curso no Congresso.

A reportagem do portal de notícias G1 procurou as assessorias de todos os governadores a fim de obter a posição de cada um sobre o tema.

Dos 27, 17 se disseram favoráveis ao fim da reeleição, três querem a manutenção do atual sistema, um se declarou indiferente, outro não quis se manifestar e cinco não responderam
O interesse da maioria dos governadores no fim da reeleição aumenta as chances de vir a ser aprovada a emenda com essa finalidade, de autoria do deputado Jutahy Magalhães Júnior (PSDB-BA). Isso porque eles detêm controle político sobre parcelas das bancadas estaduais no Congresso.

Dos 17 governadores que se manifestaram a favor da proposta de emenda constitucional de Jutahy Júnior, 14 a apoiam integralmente: fim da reeleição com mandato de cinco anos. Os demais são favoráveis a mandatos sem reeleição de quatro ou seis anos.

Apenas três defendem a manutenção da reeleição, todos de partidos oposicionistas: Yeda Crusius (PSDB), do Rio Grande do Sul, Ottomar Pinto (PSDB), de Roraima, e José Roberto Arruda (DEM), do Distrito Federal.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), aliado do presidente Lula, não quis se manifestar sobre o assunto. Ivo Cassol (PPS), governador de Rondônia, informou ser indiferente à mudança.

Binho Marques (PT), do Acre, e Marcelo Miranda (PMDB), do Tocantins, também querem o fim da reeleição, mas discordam sobre o mandato. Miranda acredita que devem ser mantidos os quatro anos. Já Marques, não opinou sobre o assunto.

O levantamento do site G1 também mostrou que, dos 14 governadores reeleitos, nove querem o fim da reeleição. 

Apoios a reeleição foi aprovada em 1997, por meio de emenda à Constituição apresentada pelo então deputado Mendonça Filho (DEM-PE) (leia entrevista) e possibilitou o segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, que se encerrou em 2002.

A tese do fim da reeleição une setores representativos do PSDB e do PT, como os governadores Aécio Neves (MG) e José Serra (SP) e o presidente do PT, Ricardo Berzoini, além dos presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) e do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

O ministro da Justiça, Tarso Genro, seria um dos articuladores do acordo. Nesta segunda-feira (23), ele se reúne com o Conselho Político da coalizão de governo, formado pelos presidentes dos partidos que apóiam o governo, para apresentar as propostas de reforma política.

A assessoria do Ministério da Justiça não descartou que o fim da reeleição esteja na pauta do encontro, já que a proposta faz parte do conjunto de idéias da reforma.

Em reunião com o mesmo conselho político na quinta (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva negou que esteja negociando o fim da reeleição com o objetivo de facilitar sua volta ao cargo para um terceiro mandato em 2014.



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete