13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Operação Furacão: STF libera suspeitos com foro privilegiado

2007-04-22 11:31:00

Todos os quatro suspeitos com foro privilegiado detidos durante a Operação Furacão foram liberados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso. Apenas o desembargador Ernesto da Luz Pinto Dória, do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, permanece preso na Polícia Federal, porque foram encontradas com ele três armas sem registro.

Peluso não aceitou o pedido de prisão preventiva apresentado pelo procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, segundo nota do Ministério Público Federal (MPF). Não há informações oficiais da Polícia Federal (PF) sobre as liberações.

Todos os outros 21 suspeitos detidos, que não têm foro privilegiado, permanecerão presos, por decisão da 6ª Vara Federal do Rio de Janeiro, segundo nota do MPF. Não há informações da PF sobre possível transferência para o Rio.

No final da tarde de sábado (21), saíram da carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, os desembargadores federais José Ricardo de Siqueira Regueira e José Eduardo Carreira Alvim e também o procurador-Regional da República João Sérgio Leal Pereira, detidos na Operação Furacão, que investiga esquema de funcionamento de jogos ilegais.

O advogado de Dória, Cleber Lopes, informou que apresentará ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) pedido de liberdade provisória por causa desse crime e espera que o tribunal decida até segunda-feira. “Ele é colecionador do Exército, mas ainda não tinha promovido os registros dessas armas. Para mim, não há conexão alguma (com a Operação Furacão). A princípio, ele responderia por processo separado”, disse Lopes ao deixar a Polícia Federal.

“Ele está solto pela Operação Furacão. O ministro (Cezar Peluso) entendeu que não havia necessidade para decretar sua prisão preventiva. Se não há necessidade para mantê-lo preso na Operação Furacão, em que os crimes supostamente são mais graves, também não haveria necessidade de mantê-lo preso no caso das armas, seguramente é um crime menos grave”, argumentou o advogado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete