13.8 C
Amambai
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS e PR voltam a discutir sanidade animal com Paraguai

2007-04-20 23:30:00

 Os governos de Mato Grosso do Sul e do Paraná voltam a discutir ações conjuntas na área de sanidade animal nas regiões de fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Dessa vez a agenda é mais extensiva e conta também com a participação dos ministros da agricultura dos dois países , Reinhold Stephanes e Alfredo Molinas.

A reunião foi durante toda a parte da manhã desta sexta-feira, em Foz do Iguaçu (PR), no edifício de produção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. A discussão de políticas para o desenvolvimento das regiões fronteiriças e propostas de ações conjuntas para sanidade agropecuária conta com a participação da secretária de Produção de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e o presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), Roberto Bacha, o secretário de Agricultura do Paraná, Valter Bianchini, o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Afonso Kroetz, o secretário de Relações Internacionais e o assessor do MAPA , Célio Porto e Newton Ribas, respectivamente, o presidente do Senacsa (Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal do Paraguai), Hugo Corrales e o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Sanek.

Desde os registros de focos de febre aftosa em 2005, Mato Grosso do Sul e Paraná vem discutindo o assunto e, inclusive, elaboraram um plano de prevenção e combate a doença nos municípios de faixa de fronteira seca, o qual já foi encaminhado ao Mapa. Após audiência, no início do mês, com o ministro Stephanes, o movimento ganhou o apoio de outros estados que também vem sendo prejudicados devido à suspensão das exportações de carne bovina pela OIE (Organização Internacional de Saúde Animal).

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 18 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete