18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Desembargador e empresário de MS são investigados

2007-04-21 02:34:00

O desembargador federal Nery da Costa Júnior, que é o primeiro profissional de Mato Grosso do Sul a assumir uma cadeira no TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, e mais um empresário Luiz João Dantas, dono da AP Assessoria Empresarial Ltda., em Campo Grande, estão entre os investigados pela Polícia Federal na “Operação Têmis” que apura os envolvidos com a venda de sentenças para favorecimento da máfia dos caça-níqueis. Na manhã de hoje, os agentes federais cumpriram no Estado de São Paulo 100 mandados de busca e apreensão contra juízes e policiais envolvidos com a venda de sentenças para favorecimento da máfia dos caça-níqueis.

Em Mato Grosso do Sul foram expedidos dois mandados de busca e apreensão para os endereços comercial e residencial do mesmo empresário. Com a ajuda de 12 policiais federais, foram apreendidos documentos, CPUs de computadores, livros fiscais entre outros materiais que serão encaminhados à capital paulista para análise de técnicos.

Luiz João Dantas, acusado pela Polícia Federal de intermediar com advogados e juízes a venda de sentenças, prestou depoimento na manhã de hoje na sede da Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande. Como não havia nenhum mandado de prisão em nome do empresário, ele foi liberado em seguida, mas deve ser indiciado por formação de quadrilha e exploração de prestígio, já que ele teria usado sua influência e prestígio para concretizar o ato criminoso.

TRF

Em São Paulo, os policiais federais também cumpriram mandados de busca e apreensão nos gabinetes dos desembargadores Nery da Costa Júnior, Roberto Haddad e Alda Bastos, sendo que apenas ela estava no prédio na hora da batida policial, segundo o delegado federal José Pinto de Luna, que chefiou a operação. No TRF, a operação de busca e apreensão começou por volta das 9h30 e foi encerrada às 12h30 (horário de Brasília), sendo que 35 agentes participaram das buscas. O delegado informou que foram apreendidos poucos documentos, mas os agentes "espelharam os HDs" (fizeram cópia de todos os arquivos dos computadores) dos magistrados investigados.

A PF informou que a operação desta sexta-feira cumpre 70 mandados de busca e apreensão nos escritórios e casas de magistrados, advogados e empresários acusados de envolvimento com uma organização especializada na venda de sentenças. Segundo a PF, a operação tem semelhança com a Hurricane – deflagrada na semana passada contra acusados de envolvimento com um esquema de venda de sentenças para beneficiar a máfia de jogos.

O alvo principal seria uma quadrilha especializada na venda de sentenças que beneficiaria a máfia de jogos, entre outros esquemas. A PF informou ainda que chegou a pedir a prisão de cerca de 40 pessoas acusados de envolvimento com a suposta organização criminosa, mas o STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou o pedido de prisão temporária.
Indicação

O advogado Nery da Costa Júnior fazia parte da lista tríplice encaminhada para a escolha do então presidente Fernando Henrique Cardoso em maio de 1999, ao lado dos nomes dos advogados Djalma Bittar e Marcelo Figueiredo. Ele acabou levando a melhor, sendo escolhido no dia 26 de maio para ocupar a vaga de desembargador federal junto ao TRF da 3ª Região.

Na época, a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul) promoveu uma grande mobilização em busca de apoio do nome de Nery da Costa Júnior junto à classe política do Estado. A escolha do advogado sul-mato-grossense foi inédita, pois, por quatro vezes, nomes de representantes do Estado figuraram na lista, mas nunca tinham conseguido a indicação.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete