19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Amambai: Save precisa de ajuda para se manter

2007-04-20 12:01:00

Clesio Ribeiro

                O Save – Grupo de Salvamento Voluntário – de Amambai vem enfrentando sérias dificuldades para continuar prestando o serviço que há cinco anos é desenvolvido no município. Criado oficialmente em setembro de 2003, mas funcionando ativamente desde 2002, o Save é composto por voluntários, membros da sociedade que dedicam parte do seu tempo para ajudar a salvar vidas através de atendimento de resgate em acidentes, afogamentos, palestras, auxílio a comunidade e até resgate de animais. No entanto, sem ajuda financeira, o grupo vem enfrentando dificuldades e seus membros clamam por ajuda para não deixar que o serviço acabe.

                Na última terça-feira (9), voluntários do Save se reuniram para discutir a situação. Participaram da reunião membros da diretoria, entre eles o coordenador Silvio Márcio Buss e sub-coordenador Alberto Ximenes, que falaram em nome do grupo. Segundo eles, após a criação do Corpo de Bombeiros em dezembro de 2006, o Save perdeu a importante ajuda que vinha através de convênio com a Câmara de Vereadores e a Prefeitura de Amambai. A alegação para encerrar o convênio, segundo Silvio Buss, é de que com o bombeiros atuando não seria mais necessário repassar recursos para o Save.

                Apesar do Corpo de Bombeiros estar atuando no atendimento a Amambai e municípios da região, o Save mantém auxílio 24 horas para atendimento às ocorrências.  Em caso de ocorrências, é praticamente impossível o bombeiros não precisar do apoio do Save, que mantém um plantonista e, em caso de ocorrência grave, os voluntários são acionados para prestar apoio, como tem ocorrido várias vezes já nesse ano.

                O convênio firmado até novembro do ano passado garantia um repasse de R$ 2.000,00 por mês para o Save, hoje, segundo Silvio, o Save vem reivindicando, que pelo menos um voluntário seja remunerado pela prefeitura para que possa prestar serviço durante o dia no quartel de bombeiros. “Essa ajuda seria já suficiente para que o Save não venha a ser extinto”, colocou Silvio Buss, lembrando que todas as despesas com deslocamento dos voluntários em gasolina e material utilizado nos atendimentos saem do bolso de cada voluntário, que hoje são 18.   

                Desde que foi criado o Save já efetuou cerca de 4 mil atendimentos em Amambai, ajudando a salvar vidas e prestando um serviço humanitário à comunidade, sobretudo mais carente. Apesar de ser um trabalho voluntário, cada membro abraça a causa com amor e dedicação, destinando tempo para prestar socorro a quem necessita.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete