20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Presidente Lula defende fim da reeleição

2007-04-20 03:36:00

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a defender nesta quinta-feira, durante reunião com o conselho político do governo, o fim da reeleição e a ampliação para cinco anos no mandato do presidente da República. Lula reafirmou aos líderes partidários, no entanto, que o tema não é prioridade do governo e deve ser discutido pelo Congresso Nacional.

"A nossa avaliação, e do próprio presidente, é que votar a reeleição de forma casuística é uma posição inadequada. Até porque tem que se resolver a questão da reeleição dentro da reforma política no Congresso", disse o líder do PSB no Senado, Renato Casagrande (ES).

Ontem, por intermédio de seu porta-voz, Marcelo Baumbach, Lula disse que o governo não tomará nenhuma iniciativa para acabar com a reeleição –já que o assunto é do âmbito do Congresso.

Segundo Casagrande, como não há consenso entre os partidos políticos sobre a votação da reforma política, a discussão sobre o fim da reeleição ainda não entrou na pauta do Congresso. Em agosto do ano passado, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou a PEC que acaba com a possibilidade de reeleição para os chefes do Poder Executivo a partir de 2010. O mandato seria mantido em quatro anos. Reportagem da Folha da sexta-feira passada informa que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condicionou seu empenho público articulação entre tucanos e petistas para acabar com a reeleição a um acordo entre os governadores José Serra e Aécio Neves. Lula avalia que deve ser da oposição a articulação para aprovar uma emenda constitucional que coloque fim à possibilidade de reeleição de presidente, governadores e prefeitos. Na segunda-feira, a Folha informou que Serra já disse que não vai liderar a articulação, sob argumento de que tem de se dedicar ao governo paulista. Neste mesmo dia, Aécio defendeu fixação do mandato presidencial em cinco anos

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete