26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

"Morri como Jesus" disse atirador em vídeo gravado

2007-04-19 10:01:00

“Vocês vandalizaram meu coração, rasgaram minha alma e queimaram minha consciência. Vocês achavam que era um garoto patético que vocês estavam extinguindo. Graças a vocês, eu morri. Como Jesus Cristo, para inspirar gerações de pessoas fracas e indefesas.”

Falando assim, direto para a câmera, muitas vezes de forma desconexa, incompreensível e sem especificar quem seriam "vocês", o sul-coreano Cho Seung-hui, o assassino de 32 pessoas da Universidade Técnica de Virgínia, nos Estados Unidos, inicia um dos 23 vídeos enviados num pacote à rede de TV NBC, em Nova York, no que foi considerado um "manifesto multimídia".


"Vocês tiveram 100 bilhões de chances de evitar este dia, mas decidiram derramar o meu sangue. Vocês me encurralaram e só me deixaram uma opção. A decisão foi de vocês. Agora vocês têm sangue em suas mãos e nunca vão conseguir limpá-las."


O estudante enviou uma correspondência ao departamento de jornalismo da emissora mais de 40 minutos depois de matar duas pessoas em seu primeiro ataque, na segunda-feira (16), e mais de uma hora antes do massacre que deixou outras 30 pessoas mortas, além dele mesmo. 

Dentro do pacote havia 23 vídeos curtos em que Cho fala diretamente à câmera. Segundo o diretor da NBC, ele não cita nomes, mas fala por algum tempo sobre religião e seu ódio à riqueza. "Vocês tiveram tudo o que sempre quiseram. Suas mercedes não eram suficientes, seus ratos. Seus colares de ouro não eram suficientes, seus esnobes? Seus fundos de investimento não foram suficientes? Nada satisfazia suas necessidades maldosas. Vocês tiveram tudo", diz, num trecho dos vídeos.

Há também fotografias e um CD-Rom com vídeos e mais de cem linhas de texto do manifesto. Segundo investigações preliminares, todo o material foi produzido por ele mesmo, sozinho.

A produção dos vídeos indica que Cho vinha trabalhando no pacote a algum tempo, pois além de ter demorado para gravar todos os vídeos, ele os quebrou em fragmentos incluídos entre os parágrafos do texto que ele enviou.

O pacote incluía fotografias em que ele aparece em locais diferentes. Em algumas delas, ele aparece portando armas similares às usadas no massacre. Outras o mostram segurando uma faca ou posando ao lado de balas alinhadas numa mesa.

Segundo o âncora de TV da rede, Brian Williams, o material pode ser descrito como um "manifesto multimídia". Segundo a NBC, no vídeo Cho fala direto à câmera e faz menção ao massacre dizendo que "isso não precisava acontecer".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete