20.2 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Câmara de Ponta Porã homenageia Biffi pelo APL

2007-04-18 19:35:00

Durante a solenidade de entrega de mudas de erva-mate, na Escola Municipal ‘Dora Landolfi’, distrito de Sanga Puitã, no último sábado (15.04), o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT-MS) e mais quatro autoridades e personalidades empresariais do município foram homenageados com um troféu pela Câmara Municipal de Ponta Porã. Biffi esteve ausente da homenagem por motivos de força maior, mas ficou agradecido pela condecoração encaminhada pelo legislativo ponta-poranense, pelo presidente pelo vereador Marcelino Nunes de Oliveira, com anuência de todos os demais edis, em razão do empenho para a viabilização doArranjo Produtivo Local (APL) da erva para o município.
De acordo com o site Dourados Agora, além de Biffi receberam homenagens o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), Frederico Valente, do Ministério de Integração Nacional (Brasília), o deputado estadual Reinaldo Azambuja (PSDB) e o empresário Paulo César Benites, da Erva-Mate Santo Antônio.
Marcelino Nunes disse que a homenagem da Câmara acontece em função dos trabalhos apresentados até agora pelos agraciados, que estão contribuindo com o desenvolvimento do município. “É um reconhecimento que entendemos ser justo, pois vem de encontro aos anseios da nossa cidade”, explicou. Cada homenageado receberá um troféu produzido em Ponta Porã.

CAPACITAÇÃO

Além da doação de muda, em fevereiro, o Ministério da Integração promoveu em Ponta Porã e Iguatemi o curso de plantio e manejo de erva, com o objetivo sensibilizar os agricultores para a importância do desenvolvimento do APL, visando a discussão do segmento e a abordagem da implantação e manejo da erva-mate.

A cultura da erva-mate apresenta-se como uma excelente alternativa para a diversificação de culturas em pequenas propriedades, possibilitando aos agricultores a geração de emprego e renda, através de sistemas de produção sustentável, com respeito ao meio ambiente e a cultura local. Estima-se que cada hectare de erva-mate permita a obtenção de uma renda anual de aproximadamente R$ 2,.4 mil a R$ 3,75 mil (após o quarto ano de plantio), bastante acima da maioria das culturas predominantes no estado.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete