24.2 C
Amambai
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Amambai: Projeto Padrinho foi lançado nessa terça

2007-04-18 08:06:00

Vilson Nascimento

Com o plenário da Câmara Municipal lotado, foi lançado na noite dessa terça-feira, o “Projeto Padrinho” na Comarca de Amambai, que abrange os municípios de Amambai e Coronel Sapucaia e atende uma população estimada de 45 mil habitantes.

Autoridades de Amambai e Coronel Sapucaia, bem como representantes de classes e da sociedade civil organizada dos dois municípios estiveram presentes no cerimonial de lançamento, que foi dirigido pelo Juiz da Infância e da Juventude da Comarca de Amambai, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, titular da 2ª Vara da Comarca e diretor do Foro local que responsável pela vinda e a implantação do projeto na Comarca.

O cerimonial de lançamento também contou com a presença da Psicóloga Lílian Regina Zeola na Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Campo Grande e da Psicóloga Rosa Pires Aquino, coordenadora e psicóloga do Projeto Padrinho na capital do Estado, que realizaram explanações sobre o que é o “Projeto Padrinho”, sua origem, seu sistema operacional e seus efeitos perante a sociedade e principalmente sobre as crianças atendidas, com a apresentação de slides e filmes publicitários sobre o projeto.

Entre as autoridades que estiveram acompanhando o lançamento oficial do Projeto Padrinho na noite dessa terça-feira em Amambai estiva, além do idealizador em trazer o projeto para a Comarca, Dr. Thiago Tanaka, o Juiz de Direito Dr. César de Souza Lima, titular da 1ª Vara da Comarca, que inclusive já atou como “padrinho” em outra Comarca e repassou a experiência vivida aos presentes, o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude da Comarca de Amambai, Dr.Ricardo Rotunno, o Promotor de Justiça da 1ª Promotoria da Comarca, Thalys Franklin de Souza, o vice-prefeito de Amambai, José Luiz Cavalheiro Tobias, o presidente da Câmara local, vereador Osvaldo Machado Franco o “Coconho”, o presidente da Câmara de Coronel Sapucaia vereador Dr. José Segundo Rocha, os vereadores de Amambai Josmair Cardoso, Roberto Rojo Rodrigues, o “Roberto Protético” e Gilmar de Almeida Vicentin.

Também estiveram acompanhando o lançamento do Projeto Padrinho em Amambai o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Amambai, capitão Jidevaldo de Souza Lima, o diretor do regime fechado do EPAM (Estabelecimento Penal de Amambai) Alexandre Ferreira e representantes do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente do município, além de secretários municipais de Amambai e Coronel Sapucaia.

O cerimonial também contou com a presença de crianças assistidas pela Justiça em Amambai que hoje estão no Lar do Menor da cidade e de jovens da Igreja Batista Central de Amambai que realizaram uma apresentação.

O Projeto Padrinho

O Projeto Padrinho foi criando na Vara da Infância e da Juventude na Comarca de Campo Grande no ano de 2000 e pelo sucesso obtido, em 2003 o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul decidiu expandir a bem sucedida experiência para as demais comarcas do Estado.
Atualmente, além da capital, três comarcas do interior do Estado já adotaram o Projeto Padrinho e estão colhendo bons resultados, as comarcas de Corumbá, Rio Brilhante e Aquidauana e Amambai agora se tornou a quarta Comarca de MS a adotar o projeto.
“Para que o projeto surta o efeito desejado a população tem que aderir ao projeto e temos certeza que aqui na Comarca vai acontecer isso”, disse o Juiz de Direito Dr. Thiago Nagasawa Tanaka ao informar que todas as informações de como adotar um afilhado e maiores informações sobre o projeto estarão disponíveis no Fórum em Amambai.
O Projeto Padrinho visa oferecer as crianças e adolescentes retiradas do convívio familiar por motivos diversos e assistidas pela Justiça, conforto, carinho e afeto durante o período que durar os tramites judiciais sobre o caso.
Em Amambai o Projeto Padrinho será dirigido e coordenado pelo próprio Juiz da Infância e da Juventude da Comarca, Thiago Tanaka e terá a frente um grupo de voluntários liderados pela psicóloga da Vara da Infância e da Juventude da Comarca, Suely Lacerda Courbassier.

Tipos de Apadrinhamento

Segundo a assistente social da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Amambai, Suely Lacerda Courbassier, o Projeto Padrinho prevê quatro tipos de padrinhos, cada um com funções distintas, o Padrinho Doador, o Padrinho Prestador de Serviços, o Padrinho Afetivo e Família Acolhedora.

Padrinho Doador- O padrinho Doador é aquele que proporciona auxílio financeiro ou bens matérias, como roupas, calçados e materiais escolares, nesse caso, até mesmo sem conhecerem o afilhado.

Padrinho Prestador de Serviços- O Padrinho Prestador de Serviços é aquele que trabalha gratuitamente de acordo com a natureza de sua profissão, se for médico oferece atendimento médico ao afilhado, se for dentista presta atendimento dentário, se for cabeleireiro presta serviços de corte de cabelo, assim por diante.

Padrinho Afetivo- O Padrinho Afetivo já tem uma maior aproximação com o afilhado, oferecendo afeto, carinho e atenção a uma ou mais crianças. Esse padrinho também tem a incumbência de passar orientações quanto à saúde e ao estudo entre outras funções, geralmente aplicadas de um pai ou uma mãe para com seu filho.

Família Acolhedora- Como o nome já diz, a Família Acolhedora tem por objetivo acolher as crianças, mantendo-as em suas residências ou pegando-as para passar os finais de semana ou viagens de férias e a exemplo do Padrinho Afetivo, tem a incumbência de proporcionar carinho e afeto aos afilhados.




Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 24 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Enquete