21.8 C
Amambai
sábado, 27 de abril de 2024

Projeto Padrinho será lançado dia 17 em Amambai

2007-04-09 05:39:00

Vilson Nascimento

O Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Amambai estará lançando, no próximo dia 17 de abril, o “Projeto Padrinho” em Amambai.

Criado na Vara da Infância e da Juventude de Campo Grande em 2000, o Projeto Padrinho se tornou um sucesso tão grande que em dezembro de 2003, através da Resolução 429/03, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul resolveu estender o projeto para as comarcas do interior do Estado e hoje o Projeto Padrinho já funciona com sucesso nas comarcas de Aquidauana, Corumbá e Rio Brilhante.

Para Amambai o Projeto Padrinho está sendo trazido através da iniciativa do Juiz da Infância e da Juventude da Comarca, Dr. Thiago Nagasawa Tanaka, titular da 2ª Vara e diretor do Foro.

Projeto Padrinho- De acordo com a Justiça o Projeto Padrinho visa contribuir para proporcionar melhores condições de vida às crianças e adolescentes que enfrentam problemas diversos e por um ou outro motivo estão retirados do convívio familiar e tutelados pela Justiça ou fazem parte de processos que tramitam na Justiça.

De acordo com o Poder Judiciário o objetivo do projeto é sensibilizar a sociedade civil para conhecer as realidades dessas crianças e de suas famílias e se disporem, de forma voluntária, a contribuir com ajuda humana através do afeto e do acolhimento e ajuda material visando amenizar seus sofrimentos.

Hoje o Lar do Menor de Amambai que abriga 16 crianças, muitas, muitas delas retiradas temporariamente do convívio da família por conta de violência, abandono e até mesmo sofrimento de abusos. “Essas crianças não criminosas, são vítimas e precisam de afeto, carinho e atenção para voltarem a ter uma vida normal e sonharem em se tornar um cidadão ou uma cidadã de bem. O Projeto Padrinho visa exatamente isso, proporcionar a essas crianças e adolescentes esse sentimento de fraternidade que não encontraram no âmbito familiar e jamais conseguirão ter em um abrigo, somente em um convívio familiar”, disse Dr. Thiago ao explicar que o projeto também se estende a crianças e adolescentes que fazem parte de processos, mas permanecem nos seios de suas famílias, porém que não dispõe de estrutura adequada para mantê-las.

Tipos de Apadrinhamento- Segundo a assistente social da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Amambai, Suely Lacerda Courbassier, o Projeto Padrinho prevê quatro tipos de padrinhos, cada um com funções distintas, o Padrinho Doador, o Padrinho Prestador de Serviços, o Padrinho Afetivo e Família Acolhedora.

Padrinho Doador- O padrinho Doador é aquele que proporciona auxílio financeiro ou bens matérias, como roupas, calçados e materiais escolares, nesse caso, até mesmo sem conhecerem o afilhado.

Padrinho Prestador de Serviços- O Padrinho Prestador de Serviços é aquele que trabalha gratuitamente de acordo com a natureza de sua profissão, se for médico oferece atendimento médico ao afilhado, se for dentista presta atendimento dentário, se for cabeleireiro presta serviços de corte de cabelo, assim por diante.

Padrinho Afetivo- O Padrinho Afetivo já tem uma maior aproximação com o afilhado, oferecendo afeto, carinho e atenção a uma ou mais crianças. Esse padrinho também tem a incumbência de passar orientações quanto à saúde e ao estudo entre outras funções, geralmente aplicadas de um pai ou uma mãe para com seu filho.

Família Acolhedora- Como o nome já diz, a Família Acolhedora tem por objetivo acolher as crianças, mantendo-as em suas residências ou pegando-as para passar os finais de semana ou viagens de férias e a exemplo do Padrinho Afetivo, tem a incumbência de proporcionar carinho e afeto aos afilhados.

“Temos que destacar que essa atenção acontecerá durante o período que tramitar  na Justiça, o processo a qual tal criança ou adolescente estiver envolvido”, disse Dr Thiago, que irá coordenar o Projeto ao relatar que o trabalho poderá tem continuidade extra-judicialmente, porém por conta do entendimento entre o padrinho e a família da criança ou adolescente assistido.

Hoje cerca de 250 processos envolvendo menores estão em tramitação na Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Amambai.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete