26.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Brasil e Argentina vão usar moeda local nas exportações

2006-12-16 15:03:00

Brasil e Argentina esperam adotar em cerca de seis meses um sistema de compensação bilateral para os pagamentos de suas transações comerciais. Isso permitirá que os exportadores e importadores usem as moedas locais (reais e pesos), em vez de dólares.
O mecanismo, previsto em protocolo de intenções assinado nesta sexta-feira, evitará que exportadores e importadores tenham de fazer operações de câmbio para esses pagamentos.
Exportadores e importadores dos dois países poderão fazer o pagamento dos bens adquiridos em moeda local junto a seus respectivos bancos centrais. No final do dia, apenas a cobertura do saldo remanescente será feita em dólar.
Hoje, quando uma empresa brasileira importa um produto argentino, é preciso comprar dólares e mandar para a Argentina. Lá, o exportador converte os dólares em pesos. O processo inverso também ocorre quando um importador argentino compra bens brasileiros. Com a nova sistemática, as conversões serão feitas diretamente entre reais e pesos.
O presidente do Banco Central brasileiro, Henrique Meirelles, afirmou que o mecanismo, optativo, beneficiará principalmente os pequenos e médios importadores –que têm, proporcionalmente, custos mais elevados com as operações cambiais.
"É um sistema simples, eficaz, que não impõe custo de compra e venda", disse Meirelles.
Segundo o presidente do BC argentino, Martin Redrado, 78% das exportações argentinas para o Brasil são inferiores a US$ 50 mil.
Meirelles informou que, assim que o sistema estiver implementado entre Brasil e Argentina, começará a ser estudada a incorporação ao regime dos demais parceiros do Mercosul –também integrado por Paraguai, Uruguai e Venezuela.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

Enquete