24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Puccinelli e Moka devem jantar com Lula na quarta

2007-04-06 19:24:00

 governador André Puccinelli e o presidente regional do PMDB, deputado federal Waldemir Moka, deve estar entre os 150 peemedebistas que, na próxima quarta-feira (11 de abril), irão jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.

O encontro, segundo a Agência Estado, é patrocinado pelo próprio PMDB: o presidente do Senado, Renan Calheiros, será o anfitrião do grupo, que será recepcionado pelo presidente nacional do partido, Michel Temer. No cardápio, está a intenção de apaziguar os ânimos junto ao Palácio do Planalto, após Lula afirmar na última quarta-feira (4) diante de senadores petistas que não quer ficar refém dom PMDB no governo.

Puccinelli dividirá espaço com os demais governadores do partido, ministros e parlamentares, além dos 27 presidentes regionais do partido. Os convites para o jantar foram emitidos tanto para governistas como oposicionistas, como o senador Jarbas Vasconcelos (PE), e independentes – onde se enquadra o também senador Mão Santa (PI).

“Não tem nenhum incêndio para a gente apagar no PMDB do Senado, mas a convivência do presidente com a base é importante e sempre facilita muito”, afirmou o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB/RR).

Apesar da inexistência de um “incêndio”, as relações entre Lula e o PMDB/Senado estão abaladas desde a eleição para a Casa de Leis, na qual Calheiros teria sido preterido por Lula. O presidente e o senador conversaram nos últimos tempos – diante da ameaça do Senado avaliar vetos presidenciais – e as relações melhoraram entre os dois.

A “sobremesa” do jantar deve abordar a distribuição de cargos federais nos Estados. Após ser divulgado que os ministros Dilma Roussef (Casa Civil) e da Secretaria-geral da Presidência, Luiz Dulci, “ajudariam” o governo no preenchimento dessas vagas, setores do PMDB temem que o PT seja beneficiado na disputa de espaço entre os aliados. Os peemedebistas pleiteiam áreas que já estiveram em seu poder, como o controle do setor energético, em empresas como a Furnas, Eletrobrás e a BR Distribuidora.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete