19.7 C
Amambai
sexta-feira, 26 de abril de 2024

Gilmar Vicentin destaca relacionamento com a imprensa

2006-12-15 16:18:00

O vereador Gilmar Vicentin, presidente da Câmara de Amambaí, destacou o bom relacionamento que pessoalmente teve com a imprensa durante sua gestão, e também do bom relacionamento do Poder Legislativo com os organismos que representam a imprensa em Amambaí, jornais, sites e rádios. A declaração foi feita durante um café da manhã realizado na manhã desta sexta-feira (15), na Câmara Municipal, onde estavam representantes de alguns órgãos de imprensa do município.

A reunião foi acompanhada também pelo primeiro secretário da mesa diretora, Osvaldo machado Franco (Coconho-Prona) que deverá ser eleito presidente para a gestão 2007 na próxima segunda-feira. Coconho também reforçou as palavras do vereador Gilmar Vicentin, ressaltando o trabalho ético e transparente que a Câmara desenvolveu com a imprensa local.

Gilmar Vicentin termina o mandato como presidente com um saldo bastante positivo. Além de manter o bom trabalho da Câmara Municipal, no que diz respeito ao seu bom funcionamento interno, manteve uma harmonia entre todos os vereadores, tratando a todos com igualdade, um canal de diálogo e de parceria com o Executivo Municipal, aprovando todas as matérias do Executivo que interessa à população, e ganhou o respeito e a admiração por parte da imprensa, por ter um canal permanente de diálogo e discussão.

Para Vicentin a imprensa é fundamental para a vida do político e estabelece um canal direto com a população. “A imprensa, assim como toda empresa que se estabelece no município tem que ser respeitada e o melhor caminho é o diálogo aberto. Tivemos alguns percalços, mas sempre mantivemos um canal de diálogo e isso fortaleceu essa relação, fazendo com que a população ficasse o mais informada possível, através da rádio, dos jornais impressos e dos sites. Criamos uma página na Internet para a Câmara e uma individual para cada vereador, onde qualquer pessoa que tem acesso a Internet pode acessar e ver os balancetes da Câmara, mandar mensagem para o seu vereador e acompanhar o trabalho do legislativo”, destacou.

Para Clesio Damasceno Ribeiro, diretor do Jornal A Gazeta, Gilmar Vicentin mostrou ser um político ponderável, de bom senso e que valoriza o diálogo, por isso terminou o mandato como uma grande liderança que tem o respeito dos colegas vereadores e de toda a classe política local, até mesmo dos adversários; e a imprensa também não deixaria de reconhecer que a relação com o Legislativo foi muito madura e sincera. É isso que a imprensa deseja, que haja mais diálogo e transparência dos atos que interessam a opinião pública”, destacou.

Participaram ainda da reunião os vereadores Josué de Barros (PMDB), Carlinhos Nascimento (PPS), Daniel Riquelme (PTB) e Josmair Cardoso (PL) e os representantes da imprensa José Luiz Moreira, Luiz Carlos Matos e Jorge Pacheco, além do assessor de imprensa da Câmara, Fonseca Junior.

 

RELAÇÃO COM EXECUTIVO

Gilmar também destacou o bom relacionamento que a Câmara manteve com o Executivo Municipal. Segundo Gilmar, o prefeito Sérgio Barbosa, vem fazendo uma administração séria e honesta, primando pela boa aplicação dos recursos públicos. “A relação com o Executivo em 2006 foi ótima, mas sempre mantivemos a autonomia do Poder Legislativo nas discussões e aprovações de matérias, como no orçamento para 2007, onde fizemos modificações e suprimimos alguns trechos, mas aprovamos por unanimidade”.

 

FUNÇÃO DO VEREADOR

Gilmar Vicentin disse que os vereadores muitas vezes sentem a necessidade de estar resolvendo as coisas, mas quem faz é o executivo, e muitas vezes a população que vem à Câmara, entende que o vereador tem que executar, mas não é assim. Então o vereador é o porta voz do povo, mas quem executa é o executivo, e na medida do possível as reivindicações dos vereadores tem sido atendidas”.

Na sua gestão, Gilmar Vicentin melhorou as instalações físicas da Câmara, adquiriu computadores para os gabinetes dos vereadores, adquiriu câmeras fotográficas e abriu uma página na Internet para cada vereador estar divulgando seus trabalhos, estabelecendo um canal mais direto com seus eleitores e a população em geral. “Nossa preocupação em 2006 foi dar um bom atendimento a nossa população, seja quando ela nos procurou na Câmara, e ou então quando da transparência dos trabalhos. Qualquer um tem acesso a página da Câmara e pode verificar o balancete e ver quais as ações que cada vereador está realizando”.

 

FUNÇÃO SOCIAL

Através de recursos oriundos do duodécimo, que são devolvidos para o Executivo Municipal, a Câmara beneficiou 11 entidades do município, devidamente legalizadas, ao longo do ano de 2006, com repasse mensal de recursos, além de contribuir na realização de eventos culturais como a Expobai e Ferechopp realizado recentemente, entre outras ações. Para 2007, destaca Gilmar Vicentin, também através de um acordo com o prefeito Sergio Barbosa, cada vereador poderá indicar ações que serão executadas pela prefeitura através do duodécimo que será devolvido nesse final de ano, num total de R$ 135 mil. Cada vereador, conforme o presidente, no acordo firmado com o prefeito, será  atendido com R$ 15 mil para que o Executivo realize ações que venham a beneficiar uma determinada comunidade, um atendimento coletivo. “Seria algo como uma emenda parlamentar, só que a prefeitura irá atender, utilizando os recursos do duodécimo que foram devolvidos no final desse ano. Firmamos esse acordo com o executivo, que irá beneficiar a população, porque o vereador representa a comunidade e as ações por ele indicada irá beneficiar o coletivo e será dentro das normas legais”, destacou Vicentin.

Coconho destaca a atuação da mesa em 2006

O vereador Osvaldo Machado Franco (Coconho) disse que a mesa diretora fez um trabalho em conjunto em 2006. Ele destacou a boa relação também com a imprensa e falou da importância de estar divulgando cada vez mais as funções que o vereador exerce. Para o ano que vem, caso confirme a presidência da Câmara, Coconho disse que pretende, entre suas ações, valorizar o Regimento Interno da Câmara, divulgar mais à população as atribuições da Câmara, melhorar a relação com o secretariado municipal e todos os poderes constituídos do município, sempre destacando a importância da Câmara e o papel que o vereador exerce. Além disso, destaca o vereador, “pretendo mostrar  à população que ela tem direito, que ela também pode cobrar, reivindicar e pode contar com o apoio dos vereadores na defesa das suas questões. “Existem os deveres de cada um mas existe também os direitos e a população precisa saber que ela também tem esses direitos, e isso a Câmara quer trabalhar no ano que vem, valorizando o seu Regimento Interno e ajudando a  população a reivindicar seus direitos”, destacou Coconho. 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 26 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Começa a tramitar projeto que reajusta salário e benefícios a servidores em MS

Nesta segunda-feira (22) começou a tramitar o Projeto de Lei...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Enquete