20 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Aneel autoriza reajuste da energia elétrica em 3,2% para MS

2007-04-05 09:21:00

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou há pouco o reajuste tarifário de 8,05% com impacto de 3,2% para consumidores de ate 220 kwh (baixa tensão) e de 2,58% para consumidores acima deste padrão (alta tensão). A Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) reivindicava reajuste de 21,72%, índice combatido pelo governo e deputados do Estado, que exigiam "tarifa zero".

O aumento foi concedido durante a 11ª reunião ordinária da Aneel, em Brasília. Os seis diretores da agência votaram com o relator do processo, Edvaldo Alves de Santana, que ainda acrescentou que "o reajuste será sentido no bolso dos consumidores em 90 dias".

O diretor da Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), Anízio Pereira Tiago, corrigiu o índice dado durante a reunião de 3,46% para consumidores de baixa tensão, dizendo que o percentual acatado foi de 3,20%, que incide na maior faixa dos 699,4 mil clientes da Enersul atendidos em 74 municípios do Estado.

Durante a reunião, a representante da Enersul, Rosana Rodrigues dos Santos, justificou o índice de 21,72% alegando prejuízos por conta dos benefícios concedidos pelo programa Luz para Todos. "A Enersul entende o clamor e que o alto nível da tarifa é prejudicial, mas a gente vem cumprindo contrato”. Segundo Rosana, "a concessão suporta cada vez menos nvestimentos devido aos atrasos e a morosidade nas entregas das parcelas do Luz para todos”, explica.

O diretor da Agência Estadual de Regulamentação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (Agepan), Anízio Pereira Tiago, representando o governo do Estado, argumentou que a tarifa de energia do Estado é 18% maior que a média e 33% acima em relação aos índices praticados na região Centro-Oeste. “Não resta outra alternativa senão recorrer à Aneel e manifestar nosso clamor e preocupação com o aumento das tarifas”.

O diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, ressaltou que foi importante que o governo tenha recorrido ao órgão, mas destacou que a Aneel "não é um braço do governo e que a decisão é somente técnica". Apesar disso, Kelman classificou como "saudável" o fato do governo e os deputados de Mato Grosso do Sul terem recorrido à Aneel e se algum erro na tarifa for encontrado, a agência "será humilde para reavaliar".

O aumento concedido hoje não afeta os municípios de Três Lagoas, Brasilândia, Anaurilândia, Santa Rita do Pardo e Selvíria, atendidos pela concessionária Elektro. Anízio Tiago diz que o processo de reajuste desta empresa deve entrar em pauta somente no segundo semestre.

Luz para todos

O impacto dos benefícios concedidos pelo programa Luz para Todos deve ser avaliados em audiência pública, sugestão dada por um dos diretores da agência, Edvaldo Alves de Santana, relator do processo que avaliou o reajuste da tarifa de energia elétrica em Mato Grosso do Sul. As perdas destas concessões serão revistas no próximo reajuste, em abril de 2008.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete