26.6 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Homens brasileiros se cuidam menos, diz estudo

2007-04-05 03:35:00

Os homens brasileiros se cuidam menos, segundo estudo do Ministério da Saúde. Em média, eles, que costumam adiar visitas ao médico, vivem 77,5 anos — enquanto as mulheres, que têm o hábito de se cuidar, vivem sete anos a mais.

Um exemplo é o empresário José Tibério, de 73 anos. Seu coração já havia falhado antes, mas ele achou que estava ocupado demais para dar atenção a isso. Agora, suas caminhadas são limitadas ao corredor do hospital.

Casos como o dele são comuns. Segundo o Ministério, os homens fazem menos exames preventivos e vão menos ao médico do que as mulheres. E são as principais vítimas de doenças crônicas e de problemas de saúde que podem levar à morte.

Uma pesquisa do IBGE comprova: enquanto 71,2% das mulheres consultaram médicos no ano anterior à pesquisa, entre os homens, o índice caiu para 54,1%. É um sintoma do comportamento masculino. Segundo um estudo da Fiocruz, os motivos de tanto descaso independem da renda e da escolaridade.

“Enquanto as meninas desde cedo são estimuladas a cuidar de si, os homens não têm essa cultura. De modo geral os serviços de saúde estão mais voltados para mulher, criança e idoso do que para os homens”, diz Romeu Gomes, pesquisador da Fiocruz.

O problema é confirmado pelos médicos nos consultórios. Os proctologistas, por exemplo, ainda enfrentam a resistência dos pacientes. “É preconceito, pura e simplesmente. A mulher desde que menstrua é orientada a procurar ginecologista e o homem não tem nenhuma orientação”, afirma o médico Alexandre Penna.

Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o machão típico também sofre. “Por trás dessa cultura tipicamente masculina, de homem não chora, agüenta tudo, tem muito sofrimento e muita doença”, diz ele.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete