27.4 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Brasileiro é o mais preocupado com clima

2007-04-04 08:04:00

Os brasileiros são o povo mais preocupado com as conseqüências do aquecimento global, de acordo com uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (03). O levantamento revelou que mais de dois terços da população mundial têm consciência do problema, e que os norte-americanos são os que menos pensam no assunto, apesar de seu país ser o maior emissor de gases do efeito estufa.

A pesquisa, que ouviu mais de 14 mil pessoas em 21 países e que foi encomendada pelo canal de TV BBC World, mostrou que a maior parte dos entrevistados acreditava que os EUA tinham uma parcela de culpa maior pelo problema do que outras nações.

"Mais de dois terços (68%) do mundo estão preocupados com as mudanças climáticas. Os sul-africanos (82%) e os brasileiros (87%) são os mais preocupados", afirmou um comunicado com os principais dados da pesquisa. Na outra ponta do espectro de ansiedade estão os norte-americanos (dos quais 57%preocupam-se com a questão) e os indianos (59%).

Quase todos os cientistas afirmam que as temperaturas da Terra estão se elevando devido a um acúmulo de gases do efeito estufa na atmosfera, gases esses gerados na queima de combustíveis fósseis. O aquecimento pode provocar mais enchentes, secas e ondas de calor além de elevar o nível dos oceanos.

Segundo a pesquisa, realizada pelo grupo Synovate, dois terços de todos os entrevistados acreditavam que os EUA tinham mais culpa pelo problema. "No entanto, quase quatro de cada cinco norte-americanos pensam que nenhum país específico é o culpado", disse.

Os EUA são o maior emissor individual de gases do efeito estufa, respondendo por quase um quarto do total, e ficando à frente da China, da Rússia e da Índia. Em termos per capita, os norte-americanos são responsáveis por 20 toneladas de gases do efeito estufa por ano, contra uma média global menor do que 4 toneladas.

Ainda assim, a pesquisa descobriu que 22% dos cidadãos norte-americanos compraram ou planejavam comprar um carro menor — a média mundial nesse quesito é de 20%. Em 2001, o presidente dos EUA, George W. Bush, retirou seu país do Protocolo de Kyoto, o maior tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) para o combate ao aquecimento da Terra.

Segundo Bush, o acordo faria diminuir a oferta de empregos nos EUA e errava ao eximir os países em desenvolvimento das metas compulsórias de emissão. O governo dele preferiu investir em tecnologias alternativas e nos biocombustíveis.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete