15.1 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Conta de luz sobe no domingo em MG, SP, MT e MS

2007-04-03 16:32:00

A conta de luz vai ficar mais cara a partir do próximo domingo para mais de 11 milhões de residências e indústrias nos Estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo.

Os reajustes anuais das tarifas de energia da Cemig, Cemat, Enersul e CPFL Paulista foram autorizados hoje pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), para entrarem em vigor a partir da zero hora do próximo dia 8 de abril.

No caso de São Paulo, as tarifas vão subir 3,48% para as residências (baixa tensão) e 4,02% para as indústrias (alta tensão). O reajuste vai atingir 3,256 milhões de unidades consumidoras em 234 municípios do Estado (Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto, entre outros) abastecidos pela empresa.

Para os consumidores atendidos pela Cemig, maior distribuidora de energia do país, o reajuste será de 6,5% para as residências e 2,89% para as indústrias. A empresa abastece mais de 6 milhões de unidades consumidoras em 775 municípios mineiros.

A Enersul, que abastece 73 municípios do Mato Grosso do Sul, com quase 700 mil unidades consumidoras, vai aplicar reajustes de 3,46% para as residências e 2,58% para as indústrias.

No Mato Grosso, as residências abastecidas pela Cemat terão reajuste de 7,81% e as indústrias de 13,3%. A empresa é responsável pela distribuição de energia para cerca de 830 mil unidades consumidoras em 126 municípios do Estado.

No caso da Cemig e da Enersul, os reajustes poderiam ter sido bem maiores. É que a Aneel decidiu adiar para abril do próximo ano o repasse para o consumidor da última parcela das revisões tarifárias dessas duas distribuidoras, realizadas em 2003.

Para a Cemig, o reajuste ficaria em média 5,27 pontos percentuais mais alto se a revisão fosse aplicada agora. No caso da Enersul, o impacto da revisão seria de 6,11 pontos percentuais.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete