20.7 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Amambai valoriza história com desenvolvimento de projeto

2007-04-03 13:45:00


                “A história procura especificamente ver as transformações pelas quais passaram as sociedades humanas. As transformações são a essência da História; quem olhar para trás, na História de sua própria vida, compreenderá isso facilmente. Nós mudamos constantemente; isso é válido para o indivíduo e também é válido para a sociedade. Nada permanece igual e é através do tempo que se percebe a mudança”.  A afirmação é da historiadora e professora do Departamento de História da Unicamp, Vavy Pacheco Borges, e também marca o lançamento do Projeto História Viva, realizado pela Prefeitura de Amambai, através da Secretaria Municipal de Educação.

                Segundo o coordenador do projeto, professor mestre Sérgio Périus, “compreendendo o contexto da história com suas multiformes características é que o município de Amambai desenvolve o projeto História Viva,para que ela seja levada a toda a comunidade especialmente às crianças e adolescentes em idade escolar por intermédio de narrativas das pessoas, sejam elas, pioneiras ou aquelas de maior idade nascidas aqui e que conhecem a história do município.

                O lançamento do Projeto História Viva aconteceu no dia 29 de março, na Câmara Municipal de Amambai, com as presenças do prefeito de Amambai, Sérgio Barbosa, vereadora Jaqueline Raymundo, na oportunidade representando a mesa diretora da Câmara de Amambai, Dario de Souza, Odil Puques, Secretários Municipais, alunos e comunidade em geral. Na oportunidade, os músicos Juninho e Eraldo realizaram a interpretação do Hino de Amambai e o chefe de gabinete e professor de História, Izaías Lacerda, apresentou em fotos a história de Amambai.

                “É compromisso do poder público registrar e resgatar a história, a partir deste projeto queremos editar um vídeo e um livro (…) os nossos jovens e adolescentes, bem como as crianças precisam conhecer melhor o município de Amambai, que é rico em história e em cultura. Temos o privilégio de conviver com pessoas que, com prazer, relatam, alguns em verso e prosa, outras de maneira literária ou mesmo pela simples narrativa, as transformações ocorridas em nossa região por fatos históricos marcantes”, falou Sérgio Barbosa. O projeto História Viva é uma maneira de aproximar as pessoas e reconhecer o valor que há em cada cidadão.

 Desenvolvimento e Objetivos – O projeto será desenvolvido nas escolas da Rede Pública Municipal de Amambai e demais escolas que tiverem interesse, tendo como característica a informalidade. Primeiramente será realizado o lançamento do Projeto História Viva para toda a comunidade e posteriormente será organizada uma agenda com as escolas para o desenvolvimento do projeto.

                Os alunos serão reunidos em círculos ou da maneira que melhor convier para que possam dialogar com a pessoa que estará interagindo com ela durante a conversação. Estas conversas, dependendo da temática abordada serão incrementadas com músicas regionais ou músicas que relembrem a construção da história do nosso município.

                Após os relatos, contos ou lendas, os professores poderão utilizar-se do tema gerador para desenvolver suas aulas, inclusive com confecção de revistas, gibis ou mesmo atividades. O projeto será concluído com a confecção de um livro a partir das entrevistas que serão gravadas para que se tenha um registro fidedigno.

                Entre os objetivos do projeto estão Conhecer melhor o município de Amambai;  Promover a troca de experiências entre alunos e pessoas da comunidade; Desenvolver atitudes de respeito e valorização às pessoas mais velhas; Estimular a pesquisa;  Confeccionar revistas e gibis a partir dos relatos; Valorizar as pessoas mais idosas da nossa cidade; Despertar o gosto pelo estudo da história em seu contexto mais amplo; Desenvolver o senso crítico nas pessoas envolvidas e Organizar todos os relatos num livro.

História de Amambai – A história nos mostra que o município de Amambai sofreu influência cultural de vários grupos sociais. Relacionando-se o aspecto geográfico ao aspecto econômico, compreendemos a incidência de várias raças na região na busca por um desenvolvimento econômico promissor. Amambai era e é seleiro de riquezas. O encontro entre as pessoas vindas do sul (RS, SC, PR) trazendo consigo as culturas gaúchas, alemãs, italianas entre outras, as pessoas vindas do sudeste e nordeste, com as pessoas que são “nativas” da terra, especialmente os indígenas que aqui viviam com sua cultura e seus valores. Este encontro gerou entre outras coisas, desenvolvimento na economia e trouxe a miscigenação da qual hoje testemunhamos. Novas histórias começaram a ser escritas.

                Não se pode deixar de enfatizar as Comunidades Indígenas que aqui viviam e vivem. Estas com certeza tiveram a sua história bastante alterada em virtude da convivência com novas culturas. A sua liberdade – não somente no que se refere ao fazer, mas também de território – foi grandemente alterada. O contato com os grupos Não-indígenas trouxe nova forma de viver à qual tentam se adaptar, trazendo-lhes prejuízos culturais. Os índios especialmente os Guarani e Kaiowá contribuíram com o desenvolvimento econômico do nosso municípios, com seus conhecimentos e serviços principalmente nos ervais que aqui existiam.

                Esse crescimento econômico fortaleceu a economia local e atraiu pessoas de vários locais do país. Amambai foi crescendo em população e na economia e conseqüentemente criando novas histórias. Podemos definir pelo menos dois tipos de história: a história das pessoas que aqui nasceram e das pessoas que para cá vieram.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete