32.3 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

INSS anuncia suspensão de 133 mil aposentadorias

2007-04-03 04:30:00

O Ministério da Previdência começou a suspender, a partir de ontem segunda-feira (2), o pagamento de cerca de 133 mil aposentados e pensionistas que não fizeram o recenseamento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Do total de benefícios bloqueados, 31 mil são referentes a aposentadorias e pensões recebidas por meio de procuradores. O restante é referente a segurados que não se recadastraram no censo promovido pelo INSS.

De acordo com o ministério, 31.047 segurados fizeram o censo por meio de procuradores, mas que não foram encontrados por fiscais do governo nos endereços que forneceram. Veja os editais de convocação e suspensão.

O governo chegou a publicar uma edital em fevereiro, convocando 31.332 segurados a comparecerem a uma agência da Previdência Social dentro do prazo de 30 dias. Mas apenas 285 responderam ao chamado. "Se não for dado um esclarecimento cabal, até que provem o contrário, é indício de fraude”, afirma o diretor de benefícios do Ministério da Previdência, Benedito Brunca.

Esses benefícios só podem ser reativados em uma agência da Previdência Social. Os segurados devem comparecer com o cartão do benefício, CPF, documento de identidade e comprovante de residência. Caso os documentos sejam entregues por meio de procurador, os servidores do INSS farão nova visita ao endereço declarado.

 Outras suspensõesO INSS também suspende hoje 93.708 benefícios com numeração final 8 por causa do censo. Nesse caso, para voltar a receber a aposentadoria, é possível fazer o recadastramento em uma agência bancária.

Também serão suspensos outros 8.736 benefícios, sendo 5.985 com final 5, 1.694 com final 4 e 1.058 benefícios com final 3. Para reativá-los, é necessário comparecer a uma agência da Previdência Social.

Segundo o diretor de benefícios da Previdência, cerca de 60 mil pagamentos foram suspensos desde o início do censo, em novembro de 2005, o que representa uma economia anual de R$ 275 milhões. Brunca disse ainda que as filas nos postos do INSS aumentaram, mas alerta que o beneficiário não precisa procurar a agência se estiver recebendo o benefício normalmente.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete