19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Encontro discute projetos de logística para o Estado

2007-04-02 12:06:00

Projetos de infra-estrutura, energia e desenvolvimento logístico foram discutidos na última quinta 29/03, durante seminário no Auditório da Governadoria, na Capital. O encontro contou com a participação do governador André Puccinelli, dos secretários Edson Girotto (Obras), Carlos Alberto Negreiros Said (Meio Ambiente, Cidades, Planejamento e Ciência e Tecnologia), Tereza Cristina Corrêa da Costa (Desenvolvimento Agrário, Produção, Indústria, Comércio e Turismo), do assessor do Ministério da Casa Civil, Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira, além de demais representantes do governo do Estado e dos grupos privados América Latina Logística e Kaizen, com investimentos no setor de transporte ferroviário. 


O objetivo do seminário é a discussão de projetos práticos de desenvolvimento, principalmente na área de transporte e logística, que envolvam Mato Grosso do Sul, a União e a iniciativa privada. Na pauta os participantes buscaram alternativas para viabilizar a concretização dos projetos considerados prioritários pelo governo, alguns já incluídos na nova proposta de readequação de projetos do PAC para o Estado, apresentada pelo governador André Puccinelli à ministra da Casa Civil, Dilma Rouseff. 
 
“Mato Grosso do Sul tem sede de progredir e se projetar, fazendo valer um grande projeto de desenvolvimento. Queremos e podemos viabilizar uma agenda concreta, que estimule e amplie nossas potencialidades. Temos de trabalhar em função deste objetivo”, lembrou o governador André Puccinelli durante a abertura do encontro.
 
O desenvolvimento de logísticas de transporte para o Estado recebeu atenção especial dos integrantes do seminário. Segundo o assessor da Casa Civil, Bernardo José Figueiredo, um dos pontos mais importantes do desenvolvimento da logística no Estado é o plano de revitalização de ferrovias e a viabilização do corredor ferroviário bioceânico, entre Santos e Antofagasta, no Chile, atravessando Mato Grosso do Sul. 
 
O desenvolvimento ferroviário, ainda de acordo com Bernardo, irá trazer benefícios diretos à logística do Estado assim como os projetos do poliduto de combustíveis, a implantação de novas linhas de transmissão de energia e a estadualização da BR-163, incluídos na proposta do PAC. “Os projetos se unem e se completam. Aqui podemos discutir como eles podem auxiliar no desenvolvimento socialmente e ambientalmente responsável do Estado”, afirmou.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete