24 C
Amambai
sábado, 20 de abril de 2024

Fronteira garante espaço na diretoria da UCVMS

2007-04-01 01:15:00

Por aclamação, vereadores e vereadoras que participaram do II Seminário de Vereadores de Mato Grosso do Sul na Assembléia Legislativa, em Campo Grande, elegeram a nova diretoria da União de Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS), que reelegeu por consenso Ilson Leite na presidência e Margarida Gaigher na vice-presidência.

Com apoio dos parlamentares dos municípios de fronteira (Ponta Porã, Antônio João, Laguna Carapã, Aral Moreira e Coronel Sapucaia), o presidente da Câmara Municipal de Ponta Porã, Marcelino Nunes de Oliveira (PT) foi eleito secretário-geral, o segundo cargo mais importante da entidade.

No ato de posse, que aconteceu logo após a homologação do resultado, Marcelino Nunes disse que será uma honra representar as cidades fronteiriças na UCVMS e que os compromissos assumidos com os colegas de Legislativo “aumentam nossa responsabilidade perante as sociedades destes municípios”.

Nunes afirmou ainda que a vitória é de todos os vereadores da fronteira, indistintamente, “porque houve união em torno de um propósito, que era resgatar o espaço político que havíamos perdido anteriormente”. Para ele, a fronteira tem voltou a ter voz na União, “e vamos ser ouvidos a partir de agora”.

A última palestra do III Seminário de Vereadores de MS, antes da eleição, foi proferida pelo próprio Ilson Martins Leite, presidente da União de Câmaras, que depois viria ser reeleito. O trabalho teve como mediadora a coordenadora da Escola do Legislativo, Dra. Marlene Figueira da Silva. Participou também Margarida Gaigher (PT/Dourados) e Tércio Valdir Albuquerque, advogado.

Dra. Marlene Figueira da Silva, coordenadora da Escola do Legislativo da AL/MS, disse o quanto esse evento foi importante, com a união de mais de 500 vereadores interessados em aprender mais sobre o processo de ensino legislativo. 

Ilson Leite falou da luta por novas conquistas na UCV/MS; uma delas é arregimentar Câmaras do Estado, buscando através do seminário uma formação legislativa para que o vereador possa ter um desempenho com sucesso no mandato. Outro ponto destacado foi a luta da diretoria da UCVMS pela aquisição de um terreno que havia sido cedido a União, e como não foi utilizado para nenhuma finalidade, foi retomado pela prefeitura. 

Há também uma batalha para angariar fundos, já que o orçamento deles é de 20 até 22 mil reais por mês. Convênios com prefeituras e parcerias com empresários também estão sendo celebrados para que consigam implementar o projeto de construção da sede da União de Câmaras de MS, neste terreno já adquirido.

O vereador-mirim de Campo Grande, Wendel de Souza Silva, usou o parlamento para dizer o quanto é importante um encontro desse nível para que os legisladores conheçam mais sobre a possibilidade de levantar uma geração para a construção de um estado de soberania e trabalho.



Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 19 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Quartas de final do Intervilas 2024 acontecem nesta segunda e na sexta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Tem início previsto para a noite desta segunda-feira,...

Enquete