19.2 C
Amambai
sexta-feira, 29 de março de 2024

Bebê obeso tem doença rara, segundo médicos

2007-03-31 08:45:00

Os médicos do Hospital das Clínicas de Salvador divulgaram um boletim médico na tarde desta sexta-feira (30), informando que o bebê Mateus Souza do Carmo Araújo, sofre de uma doença rara. Ele tem síndrome de Bardet-Biedl, doença genética que tem a obesidade como uma das características principais. Ainda não existe tratamento para a doença, segundo a assessoria de imprensa do HC. Um em cada 100 mil obesos tem a doença.


Em entrevista coletiva, os médicos Hugo Ribeiro Júnior, diretor do HC, e Crésio Alves, coordenador do Serviço de Endocrinologia Pediátrica do hospital, informaram que a doença de Mateus, apesar de ser de origem genética, pode não ser de herança familiar.


Na tentativa de esclarecer melhor o caso, os médicos devem concluir exames feito na mãe de Mateus, Aline Araújo, de 27 anos. Os resultados do dos exames de mãe e filho serão


Mateus tem 1 ano e 3 meses e chegou a Salvador com 25 quilos. Hoje está com 23 quilos e tem 85 centímetros de altura. Ele deve receber alta ainda nesta sexta-feira, mas vai permanecer no HC até a próxima terça-feira (3), quando os médicos esperam ter os resultados comparativos dos exames de Aline e do bebê.


Cuidados médicos – Ainda segundo o boletim médico, Mateus não precisa tomar medicamento por conta da síndrome. Ele apenas terá de fazer um acompanhamento nutricional e passar por consultas trimestrais no HC.


Os médicos do HC já tinham descartado que o menino tivesse diabetes, hipertensão, colesterol alto ou problema renal. A ressonância magnética e o eletroencefalograma realizados em Mateus não detectaram nada de anormal na saúde do bebê, segundo os médicos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 29 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Enquete