18.8 C
Amambai
quinta-feira, 28 de março de 2024

Venezuela libera 300 mil hectares para desapropriação

2007-03-25 23:43:00

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, liderou neste domingo um ato de desapropriação de 330,8 mil hectares, em uma nova investida de seu governo contra os latifúndios e "para aprofundar a reforma agrária da revolução socialista".

"Hoje estamos intervindo simultaneamente em 16 fazendas, resgatando e intervindo, como manda a lei, em um total de 330,8 mil hectares. Vamos prepará-los para a criação de gado, porque todos ficam em área de planície. Criaremos gado para carne e leite", afirmou o presidente.

"Esta é uma ação do Estado, com a autoridade que o Estado e o povo devem ter para acabar com o latifúndio", acrescentou durante seu programa de TV "Alô Presidente", transmitido de uma das fazendas sob intervenção, no Estado de Barinas (sudoeste de Caracas).

"Não são fazendas, são latifúndios; terra fértil e improdutiva. Isso é um atentado ao interesse nacional, isso viola a Constituição, as leis e todos os princípios da justiça, direito, segurança da soberania e defesa do país", destacou Chávez.

O presidente, no entanto, esclareceu que "aquele que tem uma terra produtiva não deve ter nenhum temor". Chávez explicou que os terrenos serão convertidos em unidades de produção social e administrados por cooperativas agropecuárias.

"Como o país pode sair do subdesenvolvimento se nós não trabalhamos estas terras, se não aplicamos tecnologia, recursos, investimentos?", perguntou Chávez. Desde que Chávez assumiu a presidência venezuelana, em 1999, quase 2 milhões de hectares já foram desapropriados.

"Recuperamos 1,9 milhões de hectares. Cerca de 49% dessas terras foram dadas a camponeses e 40% para projetos estratégicos de propriedade estatal. Os 11% de terras em Zamora (município da Venezuela) foram transformados em cooperativas", disse Chávez.

Novas ações

O presidente adiantou que serão realizadas novas ações similares em outras fazendas. "Continuaremos avançando porque, em breve, estaremos prontos para a nova ofensiva que atingirá 13 fazendas, representando mais 265 mil hectares. Com essas intervenções, chegaremos a 2,2 milhões de hectares recuperados, aproximadamente. E continuaremos avançando, ninguém poderá nos deter", sentenciou.

Chávez anunciou na semana passada uma "nova ofensiva" contra o latifúndio com o resgate de pelo menos 150 mil hectares de terras "ociosas".

Confronto

Um grupo armado com fuzis de guerra chegou a enfrentar os soldados para impedir a desapropriação de mais de 10 mil hectares de terras no Estado de Apure.

O general do exército Wilfredo Silva explicou que o incidente foi registrado num lugar conhecido como Hato Morichalito, onde também foi encontrado um pequeno avião supostamente utilizado pelo narcotráfico.

A ofensiva de Chávez contra os latifúndios faz parte do processo de instauração do "socialismo do século 21" na Venezuela, proposto pelo presidente como programa de governo durante a campanha eleitoral para as eleições de dezembro de 2006, quando foi reeleito para governar o país por mais seis anos.

A Constituição venezuelana de 1999, proposta por Chávez, estabelece em seu artigo 307 que "o regime latifundiário é contrário ao interesse social".

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 28 de março de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

MDB anuncia nesta sexta pré-candidatura de Sérgio Barbosa a prefeito em Amambai

Vilson Nascimento Um ato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) previsto...

INSS suspende bloqueio de benefício por falta de prova de vida

O Ministério da Previdência Social decidiu que, até 31...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Temporal com vendaval e chuva forte derrubou várias árvores em Amambai

Vilson Nascimento Uma chuva forte acompanhada de vendaval derrubou árvores,...

Enquete