29.7 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prática do Perdão

2006-12-14 00:10:00

A prática do perdão
 

Pedro, certa vez caminhando com Jesus, perguntou: Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão, sete vezes? E Jesus respondeu: setenta vezes sete. Ou seja, sempre.
 

O ódio deixa as pessoas amargas, com semblantes tristes e carregados, e a falta do perdão corrói o coração e machuca muito mais quem não perdoa, do que quem causou mágoas.
 

Em várias passagens bíblicas, a Palavra do Senhor nos exorta a termos essa prática em nossa vida: perdoar nossos inimigos, perdoar quem nos causa mágoa. Muito menos que perdoar nossos inimigos, o que já é realmente muito difícil, muitas pessoas não conseguem perdoar nem os amigos, o cônjuge, o filho, o pai, a mãe, a tia, o primo, o avô, o neto, e até os próprios irmãos na fé em Cristo Jesus, ou seja, os membros que comungam na mesma igreja.
 

Ninguém nasce com o dom do perdão. O homem nasce no pecado. O instinto humano é de pecador. Por si só o homem seria incapaz de perdoar e amar o seu inimigo. Mas é necessário, para quem quer levar uma vida de paz, de harmonia consigo mesmo e com os outros, ter essa prática na vida. E isso só é possível através de um desejo muito forte, através de um pedido íntimo a Deus: “Senhor, me ensina a perdoar o meu irmão, me ensina a ter um coração amável, que eu não carregue comigo o ódio, o rancor, a inveja, que eu não seja um causador de intriga, e que não alimente comentários que em nada edificam. Que eu seja um vaso de bênção”!
 

Em Efésios 4,26 e 27, a Palavra de Deus diz: “irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo”. Portanto não devemos guardar conosco nada que possa causar uma ruptura nas nossas amizades. Devemos ser sinceros com as pessoas, honestos e amáveis com todos, sempre dispostos a perdoar e reconciliar, pedindo que Deus seja o nosso orientador.
 

Ainda em Mateus 5,24 diz: “deixa perante o altar a tua oferta, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então voltando, faze a tua oferta”. Nesta passagem o Senhor Jesus nos diz que, de nada adianta nos oferecer em sacrifício para a obra de Deus, muitas vezes nos dedicando em nossas igrejas e contribuindo para o trabalho do Senhor, se nós ainda tivermos o ódio conosco e não praticarmos o perdão e a reconciliação com nossos irmãos.
 

Portanto, a prática do perdão é uma regra de vida. Faz bem para a nossa alma, dá paz no coração, e além de tudo, ainda estamos cumprindo aquilo que Deus nos mandou fazer. Pratique o perdão e tenha uma vida muito mais feliz. Pense nisso!

(Clesio Ribeiro)
 

 

 

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete