21.1 C
Amambai
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Insulina aplicada diretamente sobre ferimentos pode ajudar na cicatrização

2006-12-14 06:40:00

da Efe, em Washington


A insulina, hormônio que regula os níveis do açúcar no sangue, pode ajudar significativamente na cura de ferimentos se aplicada diretamente no local, afirmaram cientistas dos Estados Unidos.
A descoberta poderia beneficiar pacientes com diabetes, disseram os autores do estudo, um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, em Riverside. Nos EUA, os ferimentos crônicos, ou que demoram para cicatrizar, afetam milhões de pacientes com diabetes ou com deficiências de mobilidade.
Os cientistas explicaram que a insulina cicatrizou mais rapidamente os ferimentos na pele (derme e epiderme) de ratos do experimento. Após testes em ratos, a especialista Manuela Martins-Green e seus colegas fizeram estudos de acompanhamento em seres humanos com o cultivo de células.
O cultivo tinha o objetivo de explorar o impacto molecular da insulina nos queratinócitos (principal tipo de célula da epiderme). Os queratinócitos formam quase 90% das células da epiderme e são os últimos a sofrer regeneração em ferimentos. Os cientistas também realizaram processos em células endoteliais (que restabelecem o fluxo do sangue na pele danificada).
Resultados
Com várias técnicas celulares e moleculares, o estudo descobriu que a insulina estimulou a proliferação dos queratinócitos humanos, incentivando-os a emigrarem para a região lesionada.
Nos cultivos humanos de células endotélicas microvasculares, a insulina estimulou a migração para os tecidos dos ferimentos, resultando em uma rápida cicatrização, disseram.
Nesse sentido, o hormônio –que a princípio tem a função de regular os níveis do açúcar no sangue– funcionou alterando as células de proteínas chamadas de quinases (uma enzima que modifica outras proteínas) para uma proteína que liga os elementos no DNA, regulando a produção de colesterol e substâncias relacionadas.
Os cientistas consideram que a descoberta anunciada ontem ajuda a compreender os vínculos entre o diabetes e a lentidão na cicatrização dos ferimentos nesses pacientes –a doença é causada pela produção ou utilização insuficientes de insulina.
Segundo os cientistas, conhecendo quais as células respondem à insulina é possível desenvolver procedimentos para um melhor uso deste hormônio no processo de rápida cicatrização dos ferimentos.

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 25 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Nota de falecimento de Leon Conde Sangueza, o “Bolívia”

Comunicamos com pesar o falecimento nesse domingo, dia 21...

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Polícia Civil apura morte de menina de 8 anos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil local trabalha para apurar as...

Semifinais do Intervilas de Suíço 2024 acontecem nesta quarta-feira em Amambai

Vilson Nascimento Estão previstas para acontecer na noite desta quarta-feira,...

Nota de falecimento de Janaína Rodrigues Aquino

Comunicamos com pesar o falecimento nesse sábado, dia 20...

Enquete