22.1 C
Amambai
terça-feira, 23 de abril de 2024

Reciclagem é fonte de renda e emprego para a população

2006-12-13 16:31:00

Muito se fala sobre a reciclagem de lixo como vantagem para o meio ambiente, já que se acumula menos lixo em aterros. No entanto a atividade pode ser considerada como uma fonte de renda e emprego para a população, segundo o secretario nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, Abelardo de Oliveira Filho.
Quando o lixo é destinado para a reciclagem, são necessárias pessoas para realização do trabalho, o que gera uma fonte de renda para a população. O plástico de garrafas pode se transformar em pulseiras, brincos ou em arte.
Este material com finalidade de ser reciclado ainda pode ajudar instituições de apoio à população, com doação do material pelas empresas para que elas reciclem e produzam mercadorias para venda. As companhias que utilizam grande quantidade de papel podem enviar às entidades, as quais farão blocos de notas e agendas recicladas.
Coleta seletiva
De acordo com o estudo "Diagnóstico do Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos", do Ministério das Cidades, divulgado na segunda-feira (11), os catadores são os grandes responsáveis pela coleta seletiva e estão presentes em 85% dos municípios analisados.
Isso significa que empresas e população investem menos na coleta seletiva do que estas pessoas e, muito menos, praticam a reciclagem. As companhias podem reciclar papel e outros materiais para ajudar entidades e mudar seus hábitos de consumo.
Já os consumidores podem se tornar conscientes a partir da análise do que é realmente necessário para consumo e praticando a reciclagem. Para a coleta seletiva, basta que separem os lixos orgânicos (alimentos) em suas casas, daqueles que podem ser reutilizados, como as embalagens de produtos e papéis.
Pesquisa
A reciclagem é alternativa para um grande problema enfrentado pelos municípios brasileiros, a grande quantidade de lixo em aterros e lixões. Segundo a Agência Brasil, a pesquisa indica que 36% do lixo municipal vai para estes locais.
Além da grande quantidade de lixo destinado para estes locais, quase metade deles não conta com solo impermeabilizante (49%), o que dificulta a degradação das substâncias, e 11% do lixo fica descoberto, o que exala odor muito forte e ainda atrai animais.
Responsabilidade dos municípios
Para que este quadro de pouca capacidade de armazenamento dos lixões diminua, os municípios devem contar com políticas públicas, incentivos e liberação de recursos da União.
"Infelizmente temos ainda uma quantidade grande de lixões. Tem que se fazer uma capacitação contínua, principalmente nos municípios, que são os responsáveis pelo que chamam de manejo de resíduos sólidos, que é a coleta, tratamento e a destinação adequada (do lixo)"

Leia também

Edição Digital

Jornal A Gazeta – Edição de 22 de abril de 2024

Clique aqui para acessar a edição digital do Jornal...

As Mais Lidas

Portuguesa vence Náutico por 2 a 0 diante da torcida

Vitória do time rubro-verde de Mato Grosso do Sul!...

Baile da Chica Manica acontece nesta quarta (17) no CTG em Amambai

Vilson Nascimento O CTG Sentinela de Amambai realiza nesta quarta-feira,...

Homem e mulher tem veículo alvejado por disparos em Amambai

Vilson Nascimento A Polícia Civil está apurando uma tentativa de...

Equipe de Amambai vence e avança as quartas de final da Copa Fronteira em Capitan Bado

Vilson Nascimento Com dois gols do jogador Heber, o Desportivo...

Casal é preso acusado de matar e decapitar jovem indígena em Amambai

Vilson Nascimento Por meio de um trabalho rápido e eficiente...

Enquete